É importante que os pacientes saibam os cuidados na hora da realização de exames para que não ocorra nenhuma intervenção negativa durante o procedimento da coleta e nos resultados dos exames. Segundo a bióloga e especialista epidemiologia com gestão em saúde pública, Tatiana Spigoloni, o exame Urocultura, conhecido como cultura de urina, tem a função de diagnosticar a infecção urinária. Detectando a bactéria e o número de colônias existentes. Neste caso, o antibiograma fornece os antibióticos que são sensíveis ou resistentes à bactéria. Ou seja, tem como principal função identificar a bactéria e o antibiótico a ser usado.


Já o exame EAS, conhecida como urina tipo 1, é feito para detectar elementos e sedimentos anormais na urina. Ele é dividido em duas etapas, físico e químico. Sendo a primeira em cor, aspecto, PH, densidade, glicose, proteína. E a segunda etapa microscopia, leucócitos, hemácias, muco e bactérias. Tendo aumento dos leucócitos e da microbiota, e avaliação do funcionamento dos rins.


Para Tatiana, os dois exames são de grande importância no auxiliar de infecção urinária evitando grandes complicações como sepse urinária, pielonefrite, glomerulonefrite, etc.

De acordo com a auxiliar de laboratório, Cida do Reino, é necessário para a realização dos exames fazer a higienização na genitália com água e sabão. Para as mulheres não é recomendável o uso do absorvente interno para a coleta de exame no período menstrual.
Para Cida, é importante que o profissional da área esteja ciente de todas as técnicas, orientando de forma correta o paciente. Tendo um resultado exato do qual seja aquilo que o médico deseja saber no diagnostico clinico.


Raquel Lima

Fonte de imagem: analise-clinica-e-laboratorio