O profissional farmacêutico tem um papel primordial na área da saúde, é por meio dele que realiza o controle de medicamentos para os pacientes. Prevenindo riscos e consequências mais graves, devido ao uso incorreto de remédios. Segundo a farmacêutica, Suze Santos, além da dispensa de remédios, o profissional está apto a manipular as fórmulas, tendo uma participação na produção de medicamentos, na realização dos exames solicitado pelos médicos, na aplicação acupuntura e outros serviços prestados.

O trabalho farmacêutico é bem amplo, existe várias atribuições para quem deseja ingressar na área. Podendo exercer funções como Administração de laboratório clínico, Administração hospitalar, Análises clinicas, Farmácia industrial, Saúde pública, entre diversas outras especializações. O profissional trabalha em instituições farmácias hospitalares, laboratórios toxicológicos, análises clínicas, instituições de saúde pública, indústrias farmacêuticas, alimentícias ou cosméticas, entre outras.

Suze conta sobre sua decisão em ser farmacêutica, "Minha decisão de fazer o curso de Farmácia foi o interesse de descobrir mais sobre a área. Confesso que me identifiquei mais com a parte hospitalar e de indústria, acho mais interessante e gosto da emoção da indústria em realizar novos fármacos e os procedimentos hospitalares", diz encantada.

Para o professor e farmacêutico, especializado na área de Farmácia Dermatológica, Rodrigo Caixeta, o profissional tem como principal objetivo acompanhar os pacientes que fazem o uso de medicamentos tópicos, por exemplo, a pomadas, cremes, xampus e etc.


"A grande importância nesse trabalho está na prática do uso racional de medicamentos tópicos para garantir o tratamento e evitar sequelas futuras que podem comprometer a estética do paciente", afirma Rodrigo. De acordo com ele, a estética está inserida no conceito de saúde social pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo resultado diretamente no físico e mental do indivíduo.
Além de falar sobre a importância da profissão, Rodrigo conta o motivo que o fez especializar na área de farmácia dermatológica.

"Escolhi a Farmácia Dermatológica, pois as doenças da pele são as queixas mais frequentes em estabelecimentos Farmacêuticos, desde uma dermatite até uma psoríase, e compromete todas as idades, sendo os medicamentos utilizados na terapia pouco explorados pela população", explica.


De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), os profissionais farmacêuticos no campo de suas funções devem prestar cuidados a saúde, em todos os lugares e níveis de atenção, sendo em instituições públicas ou privadas. Exercendo uma atividade autônoma, baseado em princípios e valores bioéticos e profissionais.

Segundo o Art. 6º do CFF, o farmacêutico em exercício de sua atividade, tem o dever de contribuir para a geração, difusão e aplicação de novos conhecimentos que promovam a saúde, o bem-estar do paciente, família e da comunidade.
A profissão farmacêutica vai além de prescrever e controlar os medicamentos para os pacientes, é uma área humanizada que visa sempre atender de forma eficaz e com qualidade.



Autor: Raquel Lima

Fonte de imagem: http://d-log.com