A agência que regula os medicamentos nos Estados Unidos, Food and Drug Administration, aprovou o primeiro medicamento indicado para tratamento da doença ebola. O remédio será utilizado para combater o vírus Zaire ebolavírus, um dos seis tipos de microorganismos conhecidos por causar a enfermidade nas pessoas infectadas.


O método foi elaborado pela farmacêutica norte-americana Regeneron Pharmaceuticals e é um coquetel de anticorpos batizado de Inmazeb. "Estamos extremamente orgulhosos que a FDA aprovou o Inmazeb, também conhecido como REGN-EB3", afirmou George D. Yancopoulo, presidente e diretor científico da empresa, em comunicado. Segundo ele, essa é a primeira vez a FDA autoriza um tratamento específico para o ebola, doença que provocou uma série de surtos mortais.


O medicamento Inmazeb contém anticorpos que se ligam diretamente ao ebolavírus do Zaire, bloqueando as glicoproteínas utilizadas pelo microrganismo para se fixar nas células humanas. Como explica o fabricante, ao bloquear esse método de entrada, os anticorpos podem impedir que o vírus se espalhe e cause danos às células hospedeiras.

A intenção da farmacêutica Regeneron agora é fornecer o medicamento gratuitamente para a República Democrática do Congo, onde há um surto de ebola. Os EUA também encomendaram o Inmazeb como precaução para quaisquer potenciais emergências de saúde pública no futuro.

Se você atua na área da farmácia e gosta de estar atento as novidades que surgem na indústria farmacêutica, que tal aprofundar seus estudos e começar uma pós-graduação? Conheça e matricule-se na especialização em Farmácia Clínica e Farmacoterapia, com ênfase em Prescrição Farmacêutica no Incursos. Amplie suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Galileu

Imagem: 123RF