Vários medicamentos possuem seus nomes comerciais, tendo siglas das quais não sabemos seu significado. Por isso, vamos esclarecer algumas mais conhecidas como, XR, SR, BD, entre outras. Colocando seus conceitos, diferenças e o entendimento básico das siglas.


Vamos começar primeiramente por três elementos conhecidos como a liberação e modificação farmacêutica desses medicamentos. São eles:

Liberação: É o princípio ativo em um medicamento, precisa ser liberado, para poder absorver no organismo fazendo o efeito desejado.

Liberação convencional: É a liberação comum regular, no qual não precisa passar por processo de alteração e modificação nos medicamentos.

Liberação modificada: É a alteração e modificação das características do princípio ativo, tendo como objetivo um melhor efeito terapêutico, diminuindo os efeitos colaterais, trazendo conforto ao paciente.


Significado das siglas dos medicamentos:



XR: Identificado como liberação estendida, tem como objetivo manter a liberação do fármaco por um período maior. Esse processo de liberação ocorre de forma lenta, estendendo o intervalo entre as doses por duas vezes ou mais.

SR: Identificado como liberação sustentada, o processo de liberação é feito de maneira rápida e prolongada no princípio ativo.

BD: Identificado como Bis in die em latim, medicamentos que tem BD são usados duas vezes ao dia, a cada 12h. O uso correto da medicação irá resultar em um bom resultado.



Fonte: Comunidade Farmácia Brasileira

Imagem: Google