Pessoas com diabetes tipo 2 têm um maior risco de vários tipos de câncer, incluindo um risco 40% maior de câncer de bexiga, em comparação com pessoas sem diabetes. Esse, contudo, era considerado um risco associado apenas à doença. Agora, os pesquisadores estabeleceram um risco relacionado a um dos medicamentos usados para tratar a doença a "pioglitazona".

A pioglitazona é um medicamento da classe das tiazolidinedionas comumente utilizado para tratar o diabetes tipo 2. Para determinar se existe uma ligação entre o uso de pioglitazona e a incidência do câncer da bexiga, os pesquisadores fizeram uma revisão sistemática e uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais envolvendo mais de 2,6 milhões de pacientes.

"Nós observamos um aumento do risco de câncer de bexiga associado com o uso de tiazolidinedionas," afirmou o Dr. Jeffrey Johnson, da Universidade de Alberta, no Canadá. "Em particular, o uso de pioglitazona foi associado com um risco aumentado de câncer de bexiga com base em uma estimativa combinada de três estudos de coorte, envolvendo mais de 1,7 milhão de pessoas," completou.

Fonte: Diário da Saúde