Uma pesquisa ouviu 110 pessoas em Fortaleza, e a maior parte diz ser importante a presença desse profissional. Das 693 farmácias existentes em Fortaleza, 669 (94%) funcionam com a presença do farmacêutico, profissional que orienta os usuários sobre o consumo de medicamentos.

Esta realidade é compatível com o pensamento da maioria dos fortalezenses que participaram da pesquisa "Datafolha/ICTQ - Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos". Dos 110 entrevistados na Capital, 66% acreditam que a presença do farmacêutico é muito importante, 27% consideram importante e 6% dizem que a assistência do profissional é mais ou menos importante. Ninguém marcou os itens pouco importante e nada importante.

O levantamento, feito em dezembro de 2012, traça o perfil dos consumidores em farmácias de 12 capitais brasileiras. Ao todo, foram 1.611 entrevistas. A pesquisa visa contribuir com o desenvolvimento e a evolução do mercado farmacêutico no Brasil, evidenciando aspectos importantes do perfil do consumidor de medicamentos e também dos estabelecimentos de saúde (farmácias e drogarias).
[p]O vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), Alisson Menezes, se diz satisfeito ao saber que a maioria dos fortalezenses entrevistados considera muito importante ou importante a presença do farmacêutico na farmácia.

Na opinião dele, o percentual indica uma mudança de comportamento das pessoas, que passaram a enxergar o farmacêutico como um profissional de saúde a quem a população tem acesso de forma mais fácil. Apesar de o número de estabelecimentos sem farmacêuticos em Fortaleza parecer pequeno, considerando que apenas 24 (3,4%) encontram-se em situação irregular, o CRF-CE garante que já trabalha para a normalização das farmácias que não seguem a norma.

Fonte: Comunidade Farmácia Brasileira