O QUE SÃO VITAMINAS?

São um grupo de compostos orgânicos essenciais ao bom funcionamento do organismo, que necessita de quantidades mínimas dessa substância para manutenção da saúde. Dentre as vitaminas podemos citar: vitamina A, C, D, E, K, H, ácido pantotênico, niacina, biotina, ácido fólico e as vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 e B12).

O QUE SÃO POLIVITAMÍNICOS?

São preparações que contêm mais de uma vitamina, podendo ser encontradas em diversas formas, como cápsulas, comprimidos, pós ou líquidos. São registrados na Anvisa como medicamentos ou alimentos, dependendo da sua indicação e composição.

É NECESSÁRIO TOMAR MEDICAMENTOS A BASE DE VITAMINAS?

Os alimentos são a principal fonte de vitaminas e minerais. Desse modo, normalmente não é necessária utilização de polivitamínicos, pois uma dieta variada, somada ao controle das quantidades de gordura, açúcar e sal costuma ser suficiente.

Os polivitamínicos e as vitaminas são indicados somente quando há uma deficiência nutricional grave, que demoraria a ser tratada apenas por meio da alimentação. Neste caso, os complementos nutricionais devem ser utilizados por tempo determinado, até a redução dos sintomas da deficiência nutricional.

QUAIS OS CUIDADOS AO CONSUMIR ESSES PRODUTOS?

• Usar apenas produtos registrados.
• Buscar informações com profissionais de saúde.
• Seguir orientações da bula e rotulagem.
• Observar cuidados especiais no caso de gestantes, crianças, idosos e pessoas que fazem uso de outros medicamentos.
• Comprar vitaminas e polivitamínicos apenas em farmácias e drogarias.

IMPORTANTE

Quem deve diagnosticar uma falta ou excesso de vitaminas é o médico. A ingestão de vitaminas, sem necessidade, pode causar, ou mesmo, agravar algumas doenças.

Fonte: Comunidade Farmácias Brasileira