As autoridades médicas francesas autorizaram nesta quinta-feira (9) o lançamento comercial do medicamento Sativex, derivado da Cannabis, planta da qual é produzida a maconha, voltado para aliviar as dores ocasionadas pela esclerose múltipla.

De acordo com a agência de notícias France Presse, esta autorização "é uma etapa prévia à comercialização do produto, que será realizada por iniciativa do laboratório", declarou o ministério.

O Sativex, um spray bucal do laboratório britânico GW Pharmaceuticals, deve ser comercializado na França por outro laboratório, Almirall. Segundo o jornal francês "Le Monde", o Sativex terá indicação terapêutica será limitada e deve ser comercializado a partir de 2015.

De acordo com a Agência Nacional de Segurança, órgão francês responsável pela liberação de medicamentos, a prescrição deve durar por seis meses. A permissão ocorreu após estudos clínicos comprovarem a eficácia do produto. O Sativex foi o primeiro medicamento no mundo a ser aprovado contendo como base a Cannabis. Ele foi lançado em 2005.

Fonte: Bem Estar