Comparar os preços dos medicamentos ficou mais fácil agora, a pesquisa pode ser feita pelo celular

A tecnologia avança a cada dia e pode ajudar a reduzir as chances de acidentes com remédios. Existem vários aplicativos de saúde no mercado. Por isso, é de extrema importância saber a origem dos softwares e ter a certeza que são de confiança. O aplicativo Caixa de Remédios foi idealizado por professores renomados de Medicina e Farmácia ligados à USP. Os criadores do app são conhecidos por terem escrito livros de ensino que foram "best sellers" por mais de vinte anos, como o Guiamed e Farmacologia Aplicada. Fundadores da Ambiente Medicamento, os especialistas prepararam frases de fácil entendimento dirigidas diretamente aos pacientes e seus cuidadores

A nova versão ganhou mais duas facilidades: Agora é possível comparar preços de medicamentos e descontos pelo celular e criar uma galeria de receitas para cada paciente. "O aplicativo ficou ainda mais útil e continua gratuito. Vale a pena manter o aplicativo no celular mesmo se você usa medicamento só de vez em quando. Além de detalhar a fórmula do produto e alertar se pode ser usado na gravidez e se existe interação com alimentos, entre outras funções, o software ainda facilita o trabalho de cuidadores, que podem monitorar o paciente à distância", afirma a farmacêutica-bioquímica e diretora da Ambiente Medicamento, Maria Fernanda Carvalho.

Tomar várias medicações por dia requer organização, cautela e orientação adequada. Para que o remédio seja eficaz é necessário seguir corretamente a prescrição médica, respeitando os horários e as dosagens dos medicamentos. Estudos mostram que mais da metade dos pacientes com doenças crônicas não conseguem tomar regularmente seus medicamentos, uma prática que pode comprometer a saúde ao longo do tempo.

O médico farmacologista Antonio Carlos Zanini, um dos criadores do app, faz parte das 10 mil pessoas que já aproveitam as vantagens do Caixa de Remédios e explica como surgiu essa ideia. "Tenho 76 anos e preciso tomar de seis a oito medicações por dia. Caso os remédios não sejam tomados no intervalo correto pode haver reações adversas. Tem que ter disciplina. Seguir o esquema de medicação no papel é complicado. Então, pensamos em adaptar esse método para mídia eletrônica, aproveitando os recursos disponíveis nos smartphones", revela.

O app, disponível nas versões Android e iOS, é gratuito. Basta digitar "Caixa de Remédios", com aspas e baixar.

Fonte: Time Comunicação - Andréa Malafatti