A azitromicina é um antibiótico da classe dos macrolídeos, usado frequentemente no tratamento das infecções respiratórias, doenças sexualmente transmissíveis, diarreias e outras doenças infecciosas.

O que é a azitromicina?

A azitromicina é um antibiótico derivado da eritromicina, um antibiótico mais antigo, que atualmente é pouco utilizado na prática médica, exceto em algumas pomadas e colírios. A claritromicina é outro antibiótico da mesma classe e apresenta muitas semelhanças com a azitromicina.

A azitromicina tornou-se um antibiótico muito popular devido à sua confortável posologia, que costuma ser de apenas 1 comprimido diário por 3 a 5 dias. Há infecções, inclusive, que podem ser tratadas com uma dose única deste antibiótico.

Para que serve a azitromicina?

A azitromicina é um antibiótico efetivo contra as bactérias Haemophilus, Moraxella, Legionella, Mycoplasma, Streptococcus, Escherichia coli, Salmonella, Yersinia , Shigella, Campylobacter, Vibrio cholerae, Neisseria gonorrhoeae e Clamidia, o que a torna uma boa opção para o tratamento das seguintes infecções:

- Pneumonia.

– Uretrites.

– Amigdalites.

– Sinusite.

– Coqueluche.

– Diarreias infecciosas.

– Cancro mole.

– Acne.

– Cólera.

– Otites.

Nomes comerciais da azitromicina

A azitromicina pode ser encontrada sob a forma genérica ou através dos vários nomes comerciais existentes no mercado. Entre as marcas mais comuns de azitromicina à venda nas farmácias no Brasil e em Portugal, podemos citar:

– Astro.

– Azi.

– Azitrax Gu.

– Azitrix.

– Azitrolab.

– Clindal Az.

– Selimax Pulso.

– Zitromax.

– Zitromil.

A azitromicina pode ser encontrada em comprimidos de 500 ou 1000 mg. Existe também a forma em xarope.

Efeitos colaterais e contra-indicações da azitromicina

A azitromicina é um medicamento muito seguro, com baixas taxas de efeitos colaterais graves. Náuseas, vômito, cólicas e diarreia são os efeitos mais comuns e ocorrem em aproximadamente 5-10% dos casos. Estes sintomas gastrointestinais são mais comuns quando se administram doses maiores ou iguais a 1g por dia.

A azitromicina não deve ser usada em pacientes com problemas hepáticos, principalmente hepatite ou cirrose, pois é uma droga que pode ser tóxica para o fígado. A azitromicina também não deve ser usada em pacientes com Miastenia Gravis.

Apesar de não haver comprovação de que haja risco de malformações, a azitromicina não é indicada durante a gravidez, uma vez que não há trabalhos que demostrem inequivocamente sua segurança nesta população. Também deve-se evitar este antibiótico durante o aleitamento materno.

Interações medicamentosas com a azitromicina

Os seguintes medicamentos apresentam interações com a azitromicina (a lista abaixo não é completa, há muitos outros medicamentos que podem sofrer interação):

– Amiodarona.

– Antiácidos.

– Ciclosporina.

– Tacrolimo.

– Digoxina.

– Nelfinavir.

– Fenitoína.

– Amiodarona.

– Varfarina.

Atenção: este texto não pretende ser uma bula da azitromicina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Fonte: MD.Saúde