SEMPRE ALERTA

Você toma pílulas anticoncepcionais? Usa Yasmin, da Bayer? A Iumi, da Libbs? A Tâmisa 20,da Eurofarma?

Estes medicamentos resultaram em danos irreversíveis para mulheres, conforme já divulgado (https://goo.gl/YlUpfo). Trombose cerebral, AVC, embolia pulmonar, necrose estão entre os efeitos colaterais nocivos causados. Entrei com uma representação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), juntamente com a deputada federal Erika Kokay, pedindo esclarecimentos e providências sobre os riscos do uso de anticoncepcionais.

Após o pedido, o superintendente da Anvisa admitiu que, apesar da agência supervisionar os medicamentos, o sistema de controle dos efeitos adversos provocados pelos anticoncepcionais apresenta brechas. Na ocasião, Carla Simone da Silva, que já sofreu três acidentes vasculares cerebrais por causa das pílulas que tomava, relatou os altos índices de efeitos controversos na população. Para a representante do Coletivo Vítimas de Anticoncepcionais - Unidas a Favor da Vida (https://goo.gl/O5wOrI) "só se fala dos benefícios, não se fala dos riscos". Ela defende que há "falta de informação sobre outros métodos contraceptivos e uma venda indiscriminada e um receituário indiscriminado dos métodos hormonais."

É preciso implementarmos um mecanismo eficiente de fiscalização destes medicamentos pela segurança e saúde das mulheres. Além disso, outros métodos contraceptivos são muito eficazes. Sem falar que o uso da camisinha, por exemplo, previne também a contração de doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte:Farmacêutico in Foco