Tanyx® é um novo dispositivo médico que chega ao mercado com a proposta de mudar a forma de tratar as dores que acometem mais de 60 milhões de brasileiros, segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira da DOR).Sem a ingestão de analgésicos, contraindicações e efeitos colaterais, o aparelho autoaplicável e descartável foi desenvolvido a partir da tecnologia TENS (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation) ou neuroestimulação elétrica transcutânea.

A tecnologia TENS, quando devidamente ajustada na frequência correta e aplicada sobre a pele pode controlar o mecanismo da dor, interrompendo a sua transmissão ao cérebro.Além do efeito analgésico, após a aplicação ocorre o aumento da liberação das endorfinas responsáveis pela redução da dor, ocasionando relaxamento muscular e diminuição da sensibilidade no local. Com isso, a consequente redução ou eliminação da sensação dolorosa.

Essa técnica amplamente utilizada em todo mundo estava restrita aos profissionais da saúde pela dificuldade no manuseio dos aparelhos TENS, mesmo os vendidos ao consumidor final, e alto custo do tratamento, devido ao valor dos dispositivos.

A grande inovação criada pelo empreendedor brasileiro Moacyr Bighetti presidente da Medecell do Brasil é o desenvolvimento de um produto portátil, disponível em farmácias e drogarias sem prescrição médica e regulado especialmente para o alívio da dor.

"Ele é o primeiro e único dispositivo do mercado brasileiro e mundial, que já chega ao paciente regulado para analgesia, sem necessidade de ajustes, livre de fios e de fácil manuseio, além de ser anatômico e discreto, permitindo o uso durante qualquer atividade e até mesmo ao dormir", ressalta Bighetti.

Usar Tanyx® elimina a necessidade de ingestão de analgésicos, reduzindo o consumo excessivo de drogas e melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas. Essa é uma nova opção para substituir fármacos para o controle de dores crônicas, tais como dores musculares e articulares, dismenorreias (cólicas menstruais), bem como algumas dores agudas.

A eficácia e segurança de Tanyx® já foram amplamente comprovadas após estudos clínicos no exterior e no Brasil (Hospital das Clínicas – USP – Ribeirão Preto), além de receber aprovação da ANVISA e FDA (Food and Drug Administration) e seguir as normas técnicas internacionais, com o selo da CE (Comunidade Européia).

Fonte: PR Newswire