Descobertas em estudos preliminares mostram que Paclical®, solúvel em água e sem solventes, e Abraxane®, remédio aprovado no mercado norte-americano, possuem curvas de concentração de paclitaxel quase idênticas tanto no total quanto soltos depois da infusão intravenosa de 260mg/m2 o que sugere que os dois remédios têm a mesma eficácia.

Oasmia Pharmaceutical AB, desenvolvedora de uma nova geração de drogas dentro da oncologia humana e veterinária, anunciou hoje as descobertas principais de um estudo comparativo de seu principal candidato a produto contra o câncer humano, Paclical®, e Abraxane® da Celgene, que mostram perfis farmacocinéticos (PK) semelhantes entre os dois produtos. O estudo foi realizado em mulheres com câncer de mama em metástase.

"Acreditamos que nossa tecnologia é superior à do Abraxane® porque aumenta a solubilidade do paclitaxel na água", comentou Margareta Eriksson, vice-presidente de Desenvolvimento Clínico na Oasmia Pharmaceutical. "Os benefícios de usar nosso tratamento em vez dos que estão atualmente disponíveis no mercado são simples: Paclical® permite doses maiores, diminui o tempo de infusão, elimina a necessidade de pré-medicação e melhora o perfil de segurança para pacientes."

Sobre o Estudo Comparativo de Paclical® e Abraxane®

O estudo cruzado, em 2 ciclos com 3 semanas entre tratamentos foi criado para comparar a farmacocinética de Paclical® e Abraxane® em 28 pacientes.

Diferenças entre Paclical® e Abraxane®

Paclical® é uma fórmula solúvel em água da tecnologia XR-17, não tóxica e patenteada, e paclitaxel, uma das substâncias anticancerígenas mais usadas que está incluída no tratamento padrão de uma variedade de tipos de câncer como de pulmão, de mama e de ovário. Paclical® consiste de um pó liofilizado que é dissolvido em solução convencional para infusão e tem a designação de medicamento órfão na UE e nos EUA. Oasmia completou um estudo Fase III com Paclical® para câncer de ovário, que incluiu 790 pacientes. A apresentação para autorização de venda na Europa vai acontecer no segundo semestre e a apresentação dos EUA está planejada para o ano que vem, dependendo da disponibilidade total de dados de sobrevivência. O produto foi autorizado para tratamento de câncer de ovário na Federação Russa em abril de 2015.

Abraxane® foi desenvolvido como um produto livre de Cremophor contendo paclitaxel suspenso em albumina humana. Como o Abraxane®, o Paclical® não possui Cremophor EL, mas ao contrário do Abraxane®, Paclical® não contém albumina humana.

Fonte:PR Newswire