Conhecida por sua importância para aqueles que precisam reduzir os seus níveis de triglicérides e colesterol, a substância orgânica ômega 3, encontrada em alimentos como peixe e frango, também pode ser eficaz na prevenção de transtornos psicóticos e psiquiátricos entre jovens. É o que indica um estudo publicado no periódico científico "Nature Communications".

Há cerca de dez anos, cientistas australianos e austríacos liderados pelo pesquisador Paul Amminger, da Universidade de Melbourne, implementaram, por 12 semanas, uma dieta de suplementos alimentares com ômega 3 a 41 indivíduos entre 13 e 25 anos de idade com elevada propensão a desenvolver esquizofrenia. Paralelamente, um grupo com características semelhantes recebeu suplementos de placebo.

ESPERANÇA PARA TRATAMENTO

Agora, os pesquisadores observaram que apenas 9,8% daqueles que receberam ômega 3 desenvolveram algum tipo de esquizofrenia, em comparação com 40% do grupo do placebo. Além disso, a doença apareceu mais cedo neste grupo, que apresentou ainda um número maior de outras doenças mentais durante o período do estudo.

A esquizofrenia se manifesta tipicamente em adolescentes ou jovens adultos, e a maioria daqueles afetados por ela desenvolve gradualmente uma variedade de sinais e sintomas clínicos.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que pacientes com distúrbios psiquiátricos apresentam níveis reduzidos de ácidos graxos — especificamente o ômega 3 e o ômega 6 — em suas membranas celulares.

Os pesquisadores afirmam que esses primeiros resultados "oferecem esperanças alternativas ao tratamento de pessoas jovens com risco de desenvolver psicoses". No entanto, eles fazem ressalvas aos resultados apresentados: a amostra analisada ainda não é grande o suficiente para permitir análises aprofundadas, e novas pesquisas são necessárias para explicar o mecanismo pelo qual o ômega 3 pode ter um impacto preventivo ou melhorar a saúde mental das pessoas.

Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais