Foi registrada a segunda retração mensal consecutiva em outubro último, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), que representa o setor. Dados do IMS Health apontam que em outubro, o faturamento com as vendas caiu 5,8% em relação a setembro, mês em que também houve queda de 2,8%. Apesar das oscilações nos resultados mensais, a receita deste ano até outubro segue 8,3% maior que no mesmo período de 2015.

"A desaceleração é um reflexo da economia fragilizada, e não de um esgotamento das migrações ao setor", avalia a presidente da Pró Genéricos, Telma Salles. Ela diz que a troca de medicamentos de referência por genéricos continua em alta, porém o mercado como um todo se retraiu. "O setor chegou, em outubro, à sua maior fatia de mercado do ano: 31,5% das unidades vendidas."

O vencimento de patentes na área de biossimilares é aguardado pelas empresas como um dos fatores que poderão impulsionar o mercado. O processo, no entanto, sofre com a demora por parte do Instituto de Propriedade Intelectual (INPI), diz a executiva. "O órgão precisa de mais eficiência. São produtos que poderiam nos beneficiar a curto prazo, mas não temos previsão de quando isso deverá se concretizar."

Fonte: Guia da Farmácia

Fonte da imagem: Farmacêutico Márcio Antoniassi