O monitoramento de medicamentos era, até então, uma ferramenta para indicar a qualidade de serviços, mas se tornou obrigatoriedade para todo medicamento produzido, dispensado e vendido no Brasil. Assim, nasceu o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM).

Esse tipo de controle se tornou uma tendência mundial, e a princípio, a expectativa sobre ele consiste em que a rastreabilidade tenha impacto direto na produção e custos adicionais de produção, em adaptação tecnológica e de mão de obra. Mas ao fim, espera-se também benefícios como redução de risco, além do aumento da eficiência dos medicamentos. Os medicamentos agora passam a conter um código de barras bidimensional e são controlados ao longo de toda a sua distribuição.


A tecnologia, combinada com a automação dos produtos, atua como forma de monitorar e garantir que o paciente certo receba o medicamento certo, no momento certo.

Estima-se que os setores de Tecnologia da Informação (TI), de Automação e Logística cresça e se movimente cada vez mais por conta da rastreabilidade de medicamentos.


Fonte de conteúdo: Saúde Business


Fonte de imagem: Google