O amor e preocupação com os animais de estimação tem feito o mercado apostar na venda de remédios manipulados para pets em Palmas. Os estabelecimentos estão crescendo e se especializando no tratamento de todos os tipos de doenças, estresse e depressão. Os remédios só são vendidos com receita do médico veterinário do animal e podem ser encontrados de forma líquida, comprimidos e até com sabor e formato de petisco.

A cadela Mendy, de 10 anos, tem epilepsia e chegou a ter 12 convulsões por dia. Por causa da doença ela faz tratamento com o uso de medicamentos controlados. A engenheira ambiental Nathália Araújo disse que há dois anos o animal recebe cuidados especiais. "As crises começaram a evoluir. Chegou um ponto que não deu mais certo com o medicamento específico para a convulsão e a gente passou a usar o remédio manipulado", explica.

Pensando em casos como este, uma farmácia especializada na saúde dos bichos manipula medicamentos destinados a cães, gatos, equinos e animais silvestres. No local também tem perfumes, hidratantes e produtos de higiene e beleza.

A veterinária Rayssa Petinne explica que os produtos tratam diversos casos. "Temos o shampoo hipoalergênico que são para animais que têm muita alergia. Eles não tem conservantes, não tem sal, não tem parabenos, não tem essência. E além de ajudar na alergia ele ajuda a pele a voltar ao normal.

Na farmácia para pets também há medicamentos florais que ajudam a controlar o medo, agressividade e traumas. Os especialistas pensaram até nos animais que latem e choram constantemente.

Há alguns dias Nágila precisou de um 'floral de ciúmes' para resolver um problema do cachorro dela. "Ele era sozinho em casa. Era o rei da casa. Só que eu peguei uma gatinha e nos dois primeiros dias ele estava atacando a gata. Querendo morder a orelhinha dela. Eu conheci a opção e resolvi testar", disse.

Os donos dos animais tem aprovado o uso dos produtos e não medem esforços para ver os companheiros saudáveis. "Tudo que a gente puder fazer por ela a gente vai fazer, com certeza", disse Nathália Araújo.


Fonte de texto e imagem: g1.globo.com