O Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF) deu início, na noite desta quinta-feira (25/04), ao I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas do Centro-Oeste, em Brasília. Durante o dia, foram ministrados dez minicursos na programação pré-congresso. Resultado de uma parceria entre os conselhos regionais de Farmácia do DF, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a abertura do evento contou com a presença de várias autoridades e incluiu a cerimônia de outorga da medalha do mérito farmacêutico do DF.

O primeiro a dar as boas-vindas aos mais de 1.200 congressistas foi o conselheiro federal de Farmácia do DF, Forland Oliveira, que discursou: "aproveitem ativamente cada atividade. Tudo isso somente foi possível graças a união de todos os envolvidos. É muito gratificante para o DF receber um evento dessa magnitude no mesmo ano em que o nosso conselho completa 50 anos de fundação".

O presidente do CFF e presidente de honra do Congresso, Walter da Silva Jorge João, associou o tema "A integralidade do cuidado farmacêutico" às conquistas que vêm sendo obtidas pela categoria junto a sociedade. "Hoje nós vivemos um momento inimaginável. Nós estamos caminhando, a passos largos, para recuperar um espaço que, num passado muito distante, já foi nosso e que nos foi tirado".

Ao lembrar a aprovação da Lei 13021 e das resoluções do CFF sobre as atribuições clínicas e prescrição farmacêutica, Walter Jorge João destacou que, desde 2012, o CFF vem reconquistando e ampliando o campo de atuação profissional. "Hoje, temos 135 atividades regulamentadas e estamos dentro dos estabelecimentos trabalhando com a atenção voltada para o cuidado à saúde das pessoas".

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do DF, Gilcilene El Chaer, agradeceu aos colaboradores que tornaram o congresso possível. "O trabalho à frente de um conselho de uma classe tão nobre como a nossa, me torna especial e com uma responsabilidade enorme. Nossa equipe se empenha todos os dias e superamos nossas fraquezas, nossos limites... alguns se perguntam: por quê? E sem justificar demais, só existe uma resposta: o amor pela profissão. Um amor que envolve entrega, responsabilidade, abnegação, superação e o desejo de ver a profissão farmacêutica no mais alto patamar que ela merece!".

O evento foi prestigiado, também, pelo secretário de saúde do DF, Osnei Okumoto. O farmacêutico e ex conselheiro federal de Farmácia pelo estado de Mato Grosso do Sul relatou que a secretaria de saúde é multiprofissional e agrega muitos farmacêuticos ilustres. "A presidente do conselho de saúde, dentro da secretaria, me disse que só tem farmacêutico na secretaria de saúde. O que é uma honra, pois não foram indicações minhas. Participam do conselho porque são pessoas muito importantes. Isso mostra a importância do profissional e o quão completo é o farmacêutico".

Ao final da sua fala, o secretário fez um elogio ao CRF-DF, pelo trabalho desempenhado pela autarquia. "Eu fico muito feliz viu Gilcilene, porque o trabalho de vocês, no CRF do Distrito Federal, tem sido brilhante e tem possibilitado aos farmacêuticos exercerem papéis que antes não eram possíveis serem trilhados", ressaltou Osnei.

Também compôs a mesa de abertura, o presidente da Ascofarma, Hogivaldo Mauro.

Medalha do Mérito Farmacêutico
O I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas do Centro-Oeste foi realizado e realizado em 2019 para comemorar os 50 anos do CRF-DF. Para marcar o Jubileu de Ouro, foram outorgadas medalhas do mérito farmacêutico àqueles que, de alguma forma, contribuíram para o engrandecimento da profissão e da sociedade brasileira.

- O ex presidente do CRF-DF, Ozório Paiva Filho, recebeu a homenagem das mãos da atual presidente, Gilcilene Chaer.

- Carolina Garcia dos Santos teve a honraria entregue pelo vice-presidente do CRF-DF, Humberto Oliveira.

- O secretário de saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto foi condecorado pela tesoureira do CRF-DF, Elaine Morelo.

- Nathália Lobão recebeu a homenagem por meio do conselheiro regional de farmácia do DF, Alexandre Martins.

- Maria Zeneida Otaviano Batista conquistou a medalha pelas mãos do secretário-geral do CRF-DF, Ataíde Donizete.

- O presidente da Ascofarma, Hogivaldo Mauro, recebeu a comenda da conselheira regional de farmácia Lílian Patrícia.

A diretoria do CRF-DF preparou uma homenagem surpresa para a assessora da presidência Adriana Carrijo, coordenadora do congresso, que recebeu um buquê de rosas.

Adriana Carrijo de Medeiros, explicou que esse evento foi desenvolvido para atrair o público do Centro-Oeste e de outras regiões do país. "Em menos de um ano, nós traçamos a linha principal do congresso, que é a ‘Integralidade do Cuidado Farmacêutico’, e começamos a enviar os convites aos palestrantes. Foi um grande desafio. Não é fácil fazer um congresso dessa magnitude. Mas realizar esse objetivo foi possível graças ao trabalho de uma grande equipe, muito competente, formada por comissões assessoras, parceiros, expositores, patrocinadores, entidades farmacêuticas e funcionários."


Fonte de texto: www.cff.org.br