A Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece o curso de residência em Farmácia Hospitalar desde 1997, na época, ainda como especialização. Hoje, o diferencial é que o farmacêutico pode ingressar na modalidade de residência uniprofissional em Farmácia Hospitalar ou na residência multiprofissional em Saúde.

Coordenado pela Faculdade de Farmácia, o Programa de Residência Uniprofissional em Farmácia Hospitalar já formou mais de 330 farmacêuticos e oferece vagas em diversos hospitais da rede federal no Rio de Janeiro e em unidades da Secretaria Municipal de Saúde, além do Hospital Naval Marcílio Dias. A residência multiprofissional é realizada no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).

A Diretora da Faculdade de Farmácia da UFF, Selma Rodrigues de Castilho, acredita que a residência é uma das melhores estratégias para a formação de farmacêuticos hospitalares. "É absurdo o crescimento que vejo nos alunos ao longo do curso. Ganham confiança, autonomia, se apropriam da rotina hospitalar, propõem mudanças, aprendem a postura profissional com o contato com os preceptores e tutores", destaca a docente.

O coordenador do curso de residência uniprofissional, André Pontes, ressalta que os hospitais que compõem o Programa primam pela qualidade, sendo, alguns deles, de referência. Segundo André, um ponto relevante na formação é o estímulo à prática de benchmarking. "Os residentes, embora estejam alocados em um determinado hospital, fazem visitas técnicas em outros hospitais do Programa e são estimulados a trocar experiência, o que tem gerado melhorias nas unidades e um grande aprendizado para os residentes, o que valoriza muito o profissional", diz.

Sobre a atividade exclusiva para farmacêuticos, Selma Castilho, que ministra a disciplina de Farmacoepidemiologia nas duas modalidades, ressalta que, embora seja uma residência uni profissional, tem uma característica interdisciplinar muito grande. "As experiências que os residentes vivenciam nas unidades os preparam para o trabalho em equipe", afirma.

O egresso da residência recebe, em média, 5760 horas de formação, ao longo de dois anos. O próximo processo seletivo para os Programas de Residência da UFF será aberto em dezembro de 2019. A residência Uni contará com 32 vagas. O edital, quando disponível, estará no site: www.coseac.uff.br



Fonte de texto: Comunicação CFF