O uso de cannabis para fins medicinais tem sido cada vez mais frequente no tratamento de crianças com epilepsia refratária, em relação aos tratamentos convencionais, e outras patologias, no Brasil e no mundo. Depois de diversos relatos sobre o uso da planta na diminuição de ansiedade, irritabilidade, insônia e agressividade, pais de crianças com autismo começaram a enxergar o uso de canabinoides como uma alternativa para aliviar tais sintomas em seus filhos.


A estudante de jornalismo Bárbara Carvalho usou o tema para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em que abordou relatos de pais de crianças autistas, e comenta a importância da audiência pública para estas famílias. Segundo a estudante, algumas mães chegaram a relatar que os sintomas das crianças foram amenizados após utilização da cannabis medicinal, mas as famílias ainda sofrem com as barreiras judiciais, uma vez que o medicamento é ilegal no Brasil.


O vereador Lucas Kitão (PSL) também defende a ideia do medicamento ser fornecido para estes casos e afirma que a participação dos pais e responsáveis pelas crianças será fundamental a qualificação da audiência pública. "É bom deixar claro que nós não queremos discutir o uso recreativo. Ao meu ver, a nossa prioridade é usar essa planta para tratar várias doenças. Na audiência teremos a oportunidade de mostrar esses benefícios não só para este caso, como também em outros, com o apoio de médicos e profissionais da área da saúde", justifica o vereador.


Audiência Pública Cannabis Medicinal


Será realizada no dia 21 de novembro, a partir das 18h, na Câmara Municipal de Goiânia. O evento conta com parceria da Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal. Além disso, estarão presentes médicos, farmacêuticos, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), pacientes, familiares, entre outros.
Por Rafael Campos.