Estamos sujeitos ao desenvolvimento de diversas doenças. No entanto, o avanço da medicina trouxe consigo novas formas de tratar condições adversas de saúde de forma que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida, principalmente em casos em que ele se vê impossibilitado de realizar suas atividades cotidianas.

Isso também vale para aqueles que precisam realizar a cirurgia de colostomia, na qual é feito uma interrupção temporária ou permanente do reto por causa de doenças ou tumores.

Como esse procedimento exige um acompanhamento pós-operatório constante, logo o médico precisa instalar uma bolsa bolsa intestinal que irá coletar as fezes e depois orientar o paciente sobre a melhor forma de trocá-la e limpá-la a fim de evitar futuras complicações.

Agora se você ainda tem dúvida sobre o que é uma bolsa de colostomia e quais são os principais tipos que estão disponíveis no mercado, continue lendo esse artigo que vamos explicar tudo nos mínimos detalhes. Aproveite a leitura!

O que é bolsa de colostomia

Como já foi dito anteriormente, a bolsa de colostomia se trata de um coletor fecal no qual todo o material excretado pelo intestino grosso é armazenado. Ela é instalada na parede do intestino, no qual é feito um desvio que direciona as fezes até o compartimento da bolsa. Por causa do seu tamanho compacto, ela fica praticamente invisível debaixo das roupas, evitando possíveis constrangimentos para o usuário.

Tipos de bolsa de colostomia

Dependendo da necessidade do paciente, determinado tipo de bolsa acaba se ajustando melhor à sua rotina e ao seu tratamento. Como forma de facilitar sua limpeza e troca, algumas bolsas podem ser higienizadas mais de uma vez, enquanto outras devem ser descartadas quando estão cheias. Elas estão classificadas em drenáveis, não drenáveis, de uma ou duas peças.

Drenável

Esse tipo de bolsa intestinal conta com uma pequena abertura na região inferior, pela qual ela é esvaziada assim que está completa. Em comparação aos outros modelos, ela é mais vantajosa de todas por causa da sua durabilidade.

Outra vantagem proporcionada por ela é que pelo fato se ser trocada com menos frequência, logo as chances de causar lesões ou feridos ao redor do estoma (passagem que conecta o intestino grosso à bolsa) são menores.

Não drenável

Aqui estão as bolsas de colostomia descartáveis que são usadas uma única vez e jogadas fora. Ao contrário de outros modelos, esse precisa ser descartado assim que completar ⅓ da sua capacidade para evitar sobrepeso e reduzir os riscos de rompimento. Ela é indicada para pacientes mais experientes, que já estão acostumados com a troca e raramente machucam a pele ao redor do estoma.

Uma peça

Aqui temos a bolsa de colostomia e a placa formando uma única peça. Isso, por si só, já torna a sua aquisição e custo-benefício melhor do que os outros modelos de bolsas. Apesar da facilidade de encaixar no local do estoma, ela acaba tendo uma duração ligeiramente menos de, no máximo, dois a três dias.

Duas peças

Sempre que a bolsa de colostomia for formada por uma única peça, mas separada da placa de encaixe no estoma, temos uma bolsa formada por duas peças. Aqui, a placa permanece fixada no abdômen e encaixada ao coletor. Um dos maiores diferenciais desse modelo é que ele oferece mais facilidade na hora de realizar as lavagens da bolsa, que devem ser feitos sempre que você for remover o coletor da placa.

Como limpar a bolsa de colostomia

Pelo fato de ser usada diariamente, a bolsa de colostomia precisa de cuidados constantes e isso inclui a sua limpeza sempre que estiver cheia. Mesmo os modelos descartáveis que vão para o lixo precisam de atenção, já que o encaixe ao redor do estoma também pode acumular restos de fezes, também obrigando a limpeza desse local.

Eis algumas dicas importantes de como fazer a limpeza da bolsa de colostomia:

1. Na hora de limpar o local de encaixe da bolsa intestinal, prefira usar uma gaze úmida com água morna. Cuidado para que a água não esteja quente para não causar irritações na pele deste local.

2. Em relação aos produtos de limpeza, dê preferência para o detergente neutro. Ele vai ajudar a remover o excesso de sujeira acumulada ao redor do estoma e também na pele próxima dele.

3. Recomenda-se que a secagem seja feita com gazes ou uma flanela seja, que não solte fiapos. Utilize gazes secas e tenha cuidado na hora de secar a região do estoma.