A manifestação do coronavírus em diversos países tem preocupado a população. Aqui no Brasil muitas pessoas já buscam maneiras de evitar o possível contagio da doença. O uso do álcool em gel para higienizar as mãos é uma das formas para tentar impedir a presença do vírus mas, qual porcentagem do álcool gel é o melhor?

Diante de todas as precauções usadas a principal estratégia de prevenção contra o coronavírus é manter as mãos limpas com uso de água e sabão. A outra opção é o uso do álcool gel e a recomendação é para que ele seja usado somente na concentração de 70%.

No entanto, entre as duas opções o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Leonardo Weissmann, afirma que ambas formas de higienização possuem a mesma eficácia.


Weissmann, ainda ressalta que estudos mostram que o percentual de 70% do álcool gel é considerado o ideal por atingir ação antimicrobiana, contra bactérias, fungos e vírus. "O álcool 96% apenas resseca a parte externa do vírus, além de ressecar as mãos", explica.

O médico também explica que o álcool gel feito de forma caseira trazer riscos. "O álcool gel a 70% vendido em farmácia segue regras específicas de formulação, reguladas pela Anvisa. As receitas caseiras podem não ter a concentração ideal de álcool e não atingir o objetivo", afirma.

De acordo com o infectologista do Instituto Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, o coronavírus possui uma cápsula fácil de ser removida e o uso de álcool gel e higienização das mãos com água e sabão são eficazes para o eliminar. O infectologista também salienta que o uso de outros produtos na pele não são recomendados e podem trazer outros problemas, como irritação.


A Sociedade Brasileira de Infectologia reafirmou a importância do álcool gel para o combate a bactérias, fungos e vírus. Um trecho da nota divulgada diz o seguinte: "Segundo estudos científicos e recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é inegável a importância do álcool gel na higienização das mãos, devido à sua ação antimicrobiana, contra bactérias, fungos e vírus, inclusive contra o novo coronavírus. Ao contrário do que se afirma no vídeo, está comprovado que o álcool na concentração ideal de 70% é eficaz na antissepsia das mãos (sob a forma de gel) e na desinfecção de superfícies contaminadas". O vídeo é mencionado na nota devido diversas informações erradas que circularam na internet sobre a eficiência do álcool gel.




Fonte: G1

Imagem: Gadini via Pixabay