A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro e autorizou a comercialização de um fármaco à base de canabidiol. A resolução foi publicada no Diário Oficial. A venda do produto será feita em farmácias e drogarias apenas com receita médica de controle especial.

O gerente de medicamentos específicos da Anvisa, João Paulo Silvério Perfeito, disse em entrevista à Globonews que este foi o primeiro medicamento à base de canabidiol aprovado pela agência e que ele poderá ser comercializado em farmácias e drogarias, "exclusivamente sob a dispensação de um farmacêutico".

O produto é um fitofármaco, com concentração de THC (Tetra-hidrocanabinol) de até 0,2%. E só poderá ser comprado com receita médica de controle especial. Segundo a Anvisa, " o canabidiol poderá ser prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro".

De acordo com a agência os pacientes devem ser informados sobre o uso do produto, quando prescrito. "As informações fornecidas devem contemplar: os riscos à saúde envolvidos; a condição regulatória do produto quanto à comprovação de segurança e eficácia, informando que o produto de Cannabis não é medicamento; os possíveis efeitos adversos, como sedação e comprometimento cognitivo e os cuidados na utilização", disse a Anvisa, em nota.

Desde 10 de março deste ano está em vigor uma resolução que cria uma nova categoria de produtos derivados de Cannabis. A partir do dia 22 de abril, as empresas podiam solicitar o pedido de autorização à agência.

Se você atua na área da saúde e deseja aprimorar seu conhecimento comece sua especialização na Incursos. São diversos cursos para se especializar e fazer a diferença no mercado de trabalho.


Fonte: G1

Imagem: [url=https://pixabay.com/pt/users/cbd-infos-com-13065354/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=4470109]Julia Teichmann
via Pixabay