Com a estação inverno os quadros de infecção aguda nos pulmões agravam e o uso de antibióticos para tratar a pneumonia, normalmente, é a primeira opção de quem possui o diagnóstico. O que muitas pessoas não sabem é que o uso de chás além de serem naturais podem aliviar os sintomas de pneumonia.


Para auxiliar os dias que a pneumonia de certa forma ‘ataca’ os pulmões, o chá de sabugueiro e o de folhas de limoeiro são uma boa opção. As substancias contidas nesses chás ajudam a tranquilizar o quadro de infecção e a eliminar o catarro que aparece diante da pneumonia. Outros chás capazes de aliviar os sintomas, principalmente a sensação de falta de ar e a produção de catarro são os de eucalipto e o de alteia.


Antes de conhecer as receitas dos chás, vale ressaltar que, segundo o diretor do Conselho Regional de Farmácia- GO (CRF-GO), Daniel Jesus de Paula, os chás podem ser úteis no tratamento dos sintomas leves de pneumonias virais, pois, são chás que podem ser utilizados por quase todas as pessoas. No entanto, ele esclarece que "[os chás], não podem substituir o tratamento indicado pelo médico, principalmente os antibióticos. Assim, estes chás devem ser usados apenas para complementar o tratamento, ajudando a aliviar os sintomas mais rapidamente" conclui.


Chá de sabugueiro e cebola


O sabugueiro é um aliado no combate a pneumonia devido sua ação anti-inflamatória, expetorante e anti-viral que ajudam a diminuir a tosse e o excesso de catarro. Outra boa opção é a cebola que possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas sendo ótimo para reduzir a infecção que surge nos casos de pneumonia bacteriana.


Ingredientes


10 g de flores secas de sabugueiro

1 cebola ralada

500 ml de água

Modo de preparo


Coloque os ingredientes para ferver em uma panela, durante 5 a 10 minutos. Depois, retire do fogo e deixe repousar por 10 minutos. Após esse tempo, coe e beba 4 xícaras por dia. Este chá não deve ser tomado por grávidas e bebês com menos de 1 ano.


Chá com folhas de limoeiro e mel


Este chá é uma ótima opção para complementar o tratamento da pneumonia potencializando o efeito. As folhas de limoeiro contêm propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas que ajudam a diminuir a irritação do pulmão. Já, o mel possui ação expectorante, facilitando a retirada do catarro e aumentando o bem-estar.

Ingredientes


15 g de folhas de limoeiro

1/2 litro de água

1 colher (de sopa) de mel

Modo de preparo


Coloque as folhas de limoeiro em água fervente por cerca de 10 minutos. Depois deixe esfriar, coe e adicione o mel. É recomendado tomar 3 xícaras de chá por dia.

Além dos benefícios deste chá, o fato de beber morno, também se ingere um pouco de vitamina C, o que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo.

Chá de alteia e mel


A alteia é uma planta com fortes propriedades expectorantes e antitússicas e, por isso, o seu chá pode ser utilizado em casos de pneumonia para aliviar os sintomas como tosse persistente e excesso de catarro. Como também possui ação imunomoduladora, a alteia ajuda a fortalecer o sistema imune, auxiliando no combate à infecção.

O mel serve para ser adicionado no chá para adoçar, assim como para aliviar a irritação das mucosas, especialmente se existir dor de garganta.

Ingredientes


1 colher (de chá) de raiz de alteia

200 ml de água fervente

1 colher (de chá) de mel

Modo de preparo


Colocar a raiz de alteia junto com a água para ferver em uma panela por 10 a 15 minutos. Após ferver, deixe amornar, coe e beba de 3 a 4 vezes por dia. Este chá não deve ser consumido durante a gravidez ou amamentação, nem por pessoas com diabetes, sem orientação de um médico.

Chá de eucalipto


É conhecido por ser usado desde a antiguidade no tratamento de problemas respiratórios devido a sua ação anti-séptica, expectorante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Além de aliviar a tosse e o catarro, o chá de eucalipto ajuda a combater a infecção e a irritação do pulmão.

Ingredientes


1 colher (de sopa) de folhas de eucalipto picadas

1 xícara de água fervente

Modo de preparo


Coloque as folhas de eucalipto na xícara por cerca de 10 minutos, coe e beba de 3 a 4 vezes por dia. Este chá também deve ser evitado durante a gravidez.

As folhas de eucalipto também podem ser usadas para fazer uma inalação, colocando-se algumas em uma panela com água fervente e inalando o vapor com uma toalha por cima da cabeça.

Se você atua na área farmacêutica e deseja aprimorar seu conhecimento, comece sua pós-graduação em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica na Monte Pascoal. Seja um especialista no assunto e obtenha dupla certificação. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se torne destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Tua Saúde e Daniel Jesus de Paula CRF: 3319

Imagem: Freepik