A vacina Russa tem sido um assunto muito falado não só no Brasil, mas de forma geral. Principalmente, após o país anunciar que concedeu a primeira aprovação regulatória do mundo para uma vacina contra a Covid-19, na qual, recebeu o nome de Sputnik V. A Rússia também declarou que a imunização em massa deve começar no mês de outubro.


Entretanto, o governo russo ainda não divulgou outros detalhes a respeito da vacina. E, apesar de ainda existir algumas especulações esclareça suas dúvidas a respeito da Sputnik V.


Como os russos conseguiram anunciar a vacina antes dos outros países?


Geralmente, as vacinas passam por três fases de testes clínicos em humanos. A vacina russa, Sputnik V, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), está na fase 2, mas, no acompanhamento feito pela entidade de dezenas de vacinas atualmente em desenvolvimento aparecem resultados apenas para a fase 1 do produto russo.

No entanto, as autoridades russas decidiram conceder registro ao medicamento para que ele já pudesse ser usado para imunização em massa, apesar de os testes clínicos ainda estarem em andamento. Sendo assim, há dúvida em relação à segurança e à eficácia da vacina.

A vacina russa é confiável?


Devido à falta de resultados publicados para as fases 1 e 2 da vacina, e o fato de a fase 3 estar em andamento somente na Rússia, além das poucas informações reveladas pelo governo russo sobre o composto, a OMS disse que não recomendaria a vacina. Os cientistas também questionam o fato de trabalhos detalhando a ação da vacina não terem sido publicados em periódicos científicos com revisão por pares.

Como é feita uma vacina?


De maneira geral, as vacinas usam vírus ou bactérias atenuadas ou partes deles para tentar "ensinar" o sistema imunológico a reconhecer o patógeno; assim, quando a pessoa tem contato com ele, não desenvolve a doença ou desenvolve uma forma mais branda. A Sputnik, assim como outras vacinas em desenvolvimento contra a Covid-19, usa dois tipos de adenovírus, que causam gripes em chimpanzés e humanos, como vetores para "carregar" proteínas do Sars-CoV-2 para dentro de células humanas, estimulando que elas produzam anticorpos contra o coronavírus.

Há previsão para a chegada da vacina russa no Brasil?


Apesar de o governo do Paraná ter anunciado acordo com o governo russo para a produção da vacina, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disse que ainda não recebeu pedidos para a realização de pesquisa ou registro da vacina no Brasil. Como ainda são necessários testes antes do registro da vacina no Brasil, pode ser que ela esteja disponível antes do segundo semestre de 2021.

Quem vai poder tomar e quais são os riscos?


Como foi dito acima ainda não são conhecidos muitos detalhes sobre a vacina russa, então ainda não se sabe.

Por quanto tempo a vacina protege?


O ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, disse que a imunidade pela vacina duraria por dois anos, mas ainda não há evidências científicas que comprovem essa alegação.

Se você atua na área da saúde e quer ampliar seu conhecimento conheça as especializações do Instituto Monte Pascoal. São várias opções de MBA's para você aperfeiçoar suas técnicas profissionais e fazer a diferença no meio profissional.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: Envato Elements