O mês de agosto de 2020 marca alta de 50% nas vendas de medicamentos antialérgicos, isso porque nesta época do ano boa parte do Brasil fica com o tempo seco e com bastante vento. Em condições assim as queimadas são frequentes o que torna o ar mais carregado e poluído. Dessa forma, o clima favorece o aparecimento de alergias respiratórias como a asma e rinite, além de trazer pioras diante da poeira doméstica, ácaros, mofo, pelo de animais, fumaça, poluição e baixa umidade relativa do ar.

Por essas razões, nesse período de agosto os índices de venda e a procura dos consumidores por medicamentos antialérgicos e aparelhos inaladores para o tratamento das alergias aumentam. Segundo o diretor de marketing da startup de farmácias MyPharma, Carlos Henrique Soccol, as vendas de aparelhos inaladores tiveram um aumento de 15% comparado ao mesmo período do ano passado.


"Além do crescimento nas vendas de inaladores, percebemos aumento de 50% na compra de medicamentos antialérgicos, como o histamin e o xarope polaramine. Os descongestionantes, soros fisiológicos e lubrificantes nasais também estão sendo bastante procurados neste período. Acredito que o fato de as pessoas ficarem mais tempo em casa e em ambiente fechado, devido às restrições da pandemia do novo coronavírus; têm contribuído para o aumento das alergias respiratórias", comenta o diretor de marketing.

Além da procura dos medicamentos e aparelhos devido as condições climáticas no mês de agosto, os lojistas também usam estratégias como promoções e descontos para atrair os consumidores. Em relação a isso, Carlos Henrique Soccol, diz que é essencial que o lojista faça um mix de produtos no tabloide de ofertas da farmácia, com o intuito de gerar uma proximidade com o cliente. "Apostar ainda na divulgação dos produtos no website, redes sociais e WhatsApp, por exemplo, são opções interessantes para chamar a atenção dos consumidores", comenta.


Outro medicamento que teve aumento de 53% neste primeiro semestre de 2020 se for comparado com o mesmo período do ano passado foi o Dorflex. Um dos fatores que estimulou o crescimento nas vendas deste analgésico e relaxante muscular foi a vinda pandemia do novo coronavírus. Mas, o medicamento de acordo com os dados da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) já é o mais vendido do Brasil há vários anos. As vendas que garantiram mais de R$ 470 milhões em 2019, tiveram aumento de 53% no primeiro semestre sobre o mesmo intervalo de 2019.

Se você trabalha em farmácia ou drogaria e deseja ampliar suas técnicas profissionais e seu conhecimento, comece sua especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica no Instituto Monte Pascoal. Faça a diferença e se torne referência na sua área de atuação.


Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF