A farmacêutica Vanessa Vilela decidiu inovar e desenvolveu cosméticos à base de café em uma das maiores regiões produtoras de café do mundo, o Sul de Minas Gerais. Fundadora de uma inovadora marca de cosméticos à base da bebida que é tão apreciada pelos brasileiros, ela decidiu aliar o sonho de ter uma empresa de cosméticos com a história da família com este grão. Conheça um pouco sobre a história da empreendedora e saiba como ela conseguiu alinhar o café a produtos voltados para a pele.


Graduada no curso de Farmácia, Vanessa conta que atuou por quase sete anos com manipulação farmacêutica. Depois de se especializar nesta área, há 12 anos, colocou em prática a criação de uma linha de cosméticos. "Por ter gerações da família ligadas ao café e toda uma história com esse grão, que representa tanto para o nosso país, a gente desenvolveu um estudo pioneiro sobre as propriedades do café para nossa pele e toda uma pesquisa, e vimos que o grãozinho verde do café, antes da torra, é extremamente rico e benéfico para a nossa pele. E foi a partir daí que surgiu a ideia de desenvolver uma empresa exclusivamente de cosméticos à base de café", relembra.

O objetivo da farmacêutica e empreendedora era conseguir se destacar no mercado da beleza que é conhecido por ser competitivo, e seu esforço já rendeu a ela premiações. Em 2011, a empresa de Vanessa venceu o Prêmio Nacional de Inovação, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a FINEP, na categoria competitividade.

"Tem toda uma linha ambiente que recebeu o Prêmio Nacional de Inovação. Tem uma versão dela feita com flor de café, para quem não conhece, o cafezal floresce praticamente uma única vez ao ano, e essa florzinha fica aberta 24 a 48 horas, e nós desenvolvemos toda uma logística para coleta dessas flores para a produção da nossa linha ambiente de perfumes com flores de café", explicou.

Como dica para quem deseja empreender em um mercado de trabalho que, normalmente, é competitivo Vanessa diz o seguinte: "As vezes não precisa necessariamente você inventar a lâmpada ou uma coisa muito complexa, mas olhar para o seu entorno e aproveitar essas oportunidades, oferecendo um produto diferenciado que atenda as demandas do mercado, cada vez mais agregando valor e diferenciais ao seu produto. Acredito que isso, com certeza, ajuda em muito o êxito de uma empresa e da atividade empresarial".


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Fonte: Conselho Federal de Farmácia

Imagem: 123RF