Este mês de outubro marca o início das campanhas de vacinação contra a poliomielite e a Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente de até 14 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde a ação começa dia 5 e vai até dia 31 de outubro. No dia 17, a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional.


A Secretária Municipal de Saúde do Rio (SMS), esclarece que o público-alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite são as crianças que possuem menos de 5 anos, independentemente das doses que já tenham tomado contra a doença. Já a multivacinação tem como foco todas as crianças de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.


"As campanhas têm como objetivo garantir proteção contra diversas doenças que podem ser evitadas por meio de vacinas, contribuindo para seu controle e até eliminação, ampliando a cobertura em todo país", alertou a SMS.

Durante as campanhas as cadernetas de vacinação serão avaliadas para permitir a atualização das doses em atraso, atendendo os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com a secretaria do Rio de Janeiro a mobilização é uma estratégia para disponibilizar a atualização do calendário de vacinas em uma única ida à unidade de saúde, o que facilita o acesso de pais ou responsáveis aos serviços de saúde pública.


Se você atua na área farmacêutica e gosta de estar sempre atualizado, que tal dar um upgrade nos seus estudos e fazer a diferença no meio profissional? Matricule-se na especialização em Farmácia Clínica e Farmacoterapia, com ênfase em Prescrição Farmacêutica no Incursos. Seja um especialista no assunto e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: UOL

Imagem: 123RF