A Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), divulgou a logística de operação da aplicação das vacinas da Covid-19 em âmbito nacional. O objetivo da entidade é que as farmácias da associação disponibilizem até 4.573 lojas e 6.860 profissionais farmacêuticos para o serviço em nível nacional, sem custo ao Ministério da Saúde ou para a população. A intenção de alcance será de até 365.840 pessoas por dia ou 2.195.040 cidadãos por semana.

Para facilitar o processo de logística, a Abrafarma sugere que as vacinas e consumíveis utilizados sejam disponibilizados pelo Governo Federal e entregues nos Centros de Distribuição em até 45 localidades das redes associadas. Após isso, as empresas vão providenciar a distribuição para as 4.573 localidades que realizarão a imunização.

A entidade sugere a publicação de um decreto federal ou ato do Ministro da saúde que autorize as farmácias assim como outras entidades comunitárias e privadas a atuar supletivamente na imunização. Já as regras de público-alvo seguem conforme foi definido pelo governo federal.

Se você atua na área farmacêutica e deseja ampliar seu conhecimento e fazer a diferença no mercado de trabalho, esse é o momento ideal para começar sua pós-graduação. Conheça e matricule-se na especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista de excelência, obtenha dois certificados em menor tempo e se destaque no meio profissional.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF