Os probióticos e prebióticos atuam no intestino, mas, cada um deles possui sua própria função. No primeiro caso, os probióticos são microrganismos vivos, que oferecem benefícios à saúde quando consumidos corretamente. Já os prebióticos são carboidratos que não podem ser digeridos e servem como alimento para as bactérias do intestino. Nesse sentido, os prebióticos servem de "alimento" para os probióticos.

De maneira mais explicativa, os probióticos interferem no movimento do intestino, diminuindo o efeito de fermentação causado por gases e ingestão de alguns alimentos, contribuem na absorção de vitaminas e nutrientes e promovem o equilíbrio da microbiota intestinal.

Além disso, são considerados bactérias benéficas ao organismo, auxiliando no equilíbrio da microbiota intestinal, prevenindo doenças e fortalecendo o sistema imunológico. Os probióticos também favorecem a quebra de fibras alimentares, chamadas de prebióticos e, a partir daí, produzem substâncias, como ácidos graxos de cadeia curta, que trazem inúmeros benefícios ao intestino e demais órgãos e sistemas.

Já os prebióticos se originam de fontes ricas em carboidratos, como pães e grãos integrais, frutas e verduras, que são fontes de fibras. Eles também, além de servirem como alimento para as bactérias do intestino, promovem o crescimento e proliferação adequadas, evitando o desenvolvimento de um ambiente favorável para o crescimento de bactérias nocivas causadoras de doenças.


Benefícios dos probióticos e prebióticos para a saúde


A ingestão adequada de probióticos e prebióticos é capaz de proporcionar diferentes benefícios para a saúde, tais como:

Regulação da imunidade, devido a produção de anticorpos;

Equilíbrio da microbiota intestinal;

Produção de ácidos graxos de cadeia curta;

Melhora do trânsito intestinal;

Ajuda no processo digestivo;

Proteção contra bactérias patogênicas;

Produção de vitaminas e minerais, como B12, K, tiamina e riboflavina;

Prevenção de doenças autoimunes.


Onde encontrá-los?


Os probióticos e prebióticos podem ser encontrados em alimentos como:

Chicória;


Alcachofra;

Leveduras;

Iogurtes;

Queijos;

Leite fermentado.


Mas além desses, existem alimentos suplementados com bactérias chamadas Lactobacillus e Bifidobacterium, além dos próprios suplementos alimentares que podem ser utilizados diariamente ou de acordo com a recomendação médica.

Se você atua na área farmacêutica e deseja aprofundar seus estudos sobre microrganismos, então, conheça e se matricule na especialização em Microbiologia Aplicada ao Laboratório Clínico do Incursos. Amplie seu conhecimento e se torne referência profissional.



Fonte: Enterogermina e Guia da Farmácia

Imagem: 123RF