A cefalexina é um antibiótico indicado para diversas infecções causadas por bactérias. Pertencente ao grupo das cefalosporinas, o medicamento é para uso oral adulto e pediátrico, e claro, só deve ser prescrito por um médico. Como possui ação bactericida, sua função é destruir as bactérias causadoras do processo infeccioso.


A administração por via oral da cefalexina deve ser em jejum, dessa forma, a absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora, embora o tempo necessário para atingir tais níveis seja consideravelmente variável. Até porque, níveis mensuráveis ainda podem estar presentes no corpo 6 horas após a administração.

Função da cefalexina


É indicado para tratar as seguintes infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina:

Infecções dentárias;

Sinusites;

Infecções do trato geniturinário;

Infecções do trato respiratório;

Otite média, inflamação do ouvido médio;

Infecções da pele e tecidos moles;

Infecções ósseas.

Dependendo do histórico do paciente e dos aspectos clínicos, o médico poderá indicar a realização de testes de sensibilidade à cefalexina e culturas apropriadas do microrganismo causador.

Contraindicações


Conforme a bula do medicamento a cefalexina é contraindicada para pacientes alérgicos às cefalosporinas, e por mulheres grávidas sem a orientação médica por ser um medicamento classificado na categoria de risco B na gravidez.

Cuidados ao fazer uso da cefalexina


É importante verificar se a pessoa alguma vez apresentou reações de alergia às cefalosporinas e às penicilinas. Pacientes alérgicos à penicilina devem usar cefalexina monoidratada com cuidado.

Vale também informar ao médico se você já teve alguma reação alérgica a antibióticos do tipo das penicilinas ou cefalosporinas, pois, há evidências que apontam que os pacientes que já são alérgicos às penicilinas e a outras drogas apresentam grande possibilidade de desencadear reação alérgica também às cefalosporinas.

Houve relatos de pacientes que apresentaram reações graves, incluindo anafilaxia, ou seja, reação violenta a uma segunda dose de algum antígeno, a ambas as drogas. Também houve relatos sobre graves danos ao tecido do cólon intestinal com pacientes em tratamento com antibióticos de amplo espectro incluindo as cefalosporinas e outros antibióticos como os macrolídeos, bem como penicilinas semissintéticas.

Vale considerar este diagnóstico para pacientes que apresentem diarreia associada ao uso de antibióticos. Essas colites podem variar de leve a intensa com risco de vida. O médico deve ser informado sobre a ocorrência de diarreia durante o uso do medicamento.

O uso prolongado ou inadequado da cefalexina, assim como os antibióticos em geral, poderá resultar na proliferação de bactérias resistentes. Portamto, para reduzir o desenvolvimento de bactérias resistentes e manter a eficácia da cefalexina, este medicamento deverá ser usado somente para o tratamento ou prevenção de infecções causadas ou fortemente suspeitas de serem causadas por microrganismos sensíveis à cefalexina.

Além disso, pacientes com insuficiência renal grave devem usar a cefalexina com cuidado. Essa condição requer observação clínica e exames laboratoriais frequentes, pois a dose segura poderá ser menor do que a usualmente recomendada.


Já em relação ao uso de medicamentos por idosos, não há recomendações e advertências quanto ao uso.


Efeitos colaterais


Segundo a bula do medicamento, a principal reação adversa da cefalexina é a diarreia, sendo raramente grave o bastante para determinar a interrupção do tratamento. Outros relatos quanto ao uso com efeitos colaterais são:


Indigestão, bem como dor abdominal e gastrite;

Sintomas de colite pseudomembranosa que podem aparecer durante ou após o tratamento com antibiótico;


Enjoos e vômitos, raramente;

Relatos raros de inflamação do fígado e icterícia colestática;

Reações alérgicas na forma de erupções cutâneas, erupções cutâneas com urticária, ou seja, coceira, angioedema e raramente vermelhidão da pele, bem como síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise tóxica epidérmica. Essas reações geralmente desaparecem com a suspensão da droga;

Anafilaxia, coceira anal e genital, candidíase genital, inflamação da vagina, corrimento vaginal, tonturas, cansaço, dor de cabeça, agitação, confusão, alucinações, artralgia, bem como artrite e doenças articulares;

Relatos raros de inflamação dos rins;

Eosinofilia, neutropenia, trombocitopenia, anemia hemolítica e elevações moderadas da transaminase glutâmico-oxalacética (TGO) e transaminase glutâmico-pirúvica no soro (TGP) têm sido referidas.

Se você atua na área da farmácia e deseja aprofundar seu conhecimento e se destacar no mercado profissional, esse é o momento para dar um passo à frente na sua carreira profissional iniciando na pós-graduação. Conheça e se matricule na especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação" no Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista!



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF