O uso de probióticos garante diversos benefícios, principalmente, para a saúde da microbiota intestinal. Eles podem ser encontrados em suplementos e alguns alimentos como, por exemplo, o chucrute. Por viverem naturalmente no intestino, os probióticos possuem a função de manter a saúde imunológica, protegendo o organismo das infecções e doenças assim como das causas de diarreia.


As bactérias do intestino podem ser afetadas tanto negativa quanto positivamente por vários fatores, incluindo dieta, estresse e uso de medicamentos. Segundo o pediatra Marcello Pedreira, existem dois grupos de bactérias em nosso trato gastrointestinal: aquelas com um efeito benéfico que evitam infecções, estimulam a imunidade e mantém um bom processo de digestão; e também aquelas com um potencial de causar doenças caso não sejam controladas pelo primeiro grupo.

"Portanto, em situações de diarreia, o uso de um probiótico específico para restabelecer esse equilíbrio pode fazer sentido...Devemos lembrar, contudo, que nem todo probiótico tem o mesmo efeito, devendo sempre buscar um com ação mais específica contra o problema que se quer combater", explica o pediatra.


Tipos de diarreias e probióticos


O motivo das pessoas apresentarem sintomas de diarreia pode ser devido as infecções bacterianas ou virais, uso de medicamentos ou exposição a diferentes microrganismos durante viagens.

Diarreia infecciosa


Como o nome já propõe, este tipo de diarreia é causado por um agente infeccioso, como bactérias ou parasitas. Para se ter uma noção, mais de 20 bactérias, vírus e parasitas diferentes causam diarreia infecciosa, incluindo Rotavírus, E. coli e Salmonella. Além disso, esta causa costuma ser mais recorrente em países em desenvolvimento, podendo levar as pessoas com o diagnóstico à óbito, caso não seja tratada. O tratamento inclui evitar a desidratação e prevenir a duração da diarreia.

Uma revisão de 63 estudos em 8.014 pessoas concluiu que os probióticos diminuíram com segurança a duração da diarreia e da frequência das fezes em adultos e crianças com diarreia infecciosa. A média dos grupos tratados com probióticos que apresentaram diarreia foi de quase 25 horas a menos do que os grupos controle.


Diarreia provocada por antibióticos


Um dos efeitos colaterais que o uso de antibióticos tem é a diarreia, pois, o medicamento afeta a microbiota intestinal de maneira geral. Por isso, tomar probióticos pode ajudar a evitar a diarreia em decorrência do uso de antibióticos, repovoando o intestino com bactérias benéficas.


Estudos realizados concluíram que os probióticos, especialmente, as espécies Lactobacillus rhamnosus GG e Saccharomyces boulardii podem reduzir o risco de diarreia associada a antibióticos em até 51%.


Diarreia do viajante


Esse tipo é conhecido por esse nome porque diversas pessoas ao viajarem ficam expostas a vários microrganismos diferentes, nos quais, normalmente não são introduzidos no seu sistema, o que pode causar diarreia.

Sendo assim, A diarreia do viajante é definida como "a passagem de três ou mais fezes não formadas por dia" com pelo menos um sintoma relacionado, como cãibras ou dor abdominal, ocorrendo com a pessoa que estava viajando após chegar ao seu destino. Esse tipo afeta 20 milhões de pessoas anualmente.


Uma revisão de 12 estudos realizada em 2019 mostrou que apenas o tratamento com o probiótico Saccharomyces boulardii resultou em reduções significativas de até 21% na diarreia do viajante.


Diarreia com bebês e crianças


A enterocolite necrosante é uma doença do intestino que ocorre quase exclusivamente em lactentes. O principal sintoma desta doença é a inflamação intestinal que leva a um crescimento excessivo de bactérias, que danificam seriamente as células do intestino e do cólon. É considerada uma condição grave, com uma taxa de mortalidade de até 50%.


Outro sintoma que esta enfermidade traz é a diarreia grave. Como os antibióticos são bastante usados para tratar a enterocolite necrosante, esse pode ser um dos fatores que provocam a diarreia associada a antibióticos, o que pode piorar a condição do paciente.

Uma revisão de 42 estudos que incluíram mais de 5.000 crianças menores de 37 semanas descobriu que o uso de probióticos reduziu a incidência de enterocolite necrosante e demonstrou que o tratamento com probióticos levou a uma diminuição na mortalidade infantil geral.


Além disso, outra revisão concluiu que o tratamento com probiótico estava associado a taxas mais baixas de diarreia associada a antibióticos em pessoas de um mês a 18 anos. Já outros estudos realizados descobriram que certas cepas de probióticos, incluindo Lactobacillus rhamnosus GG, também podem tratar a diarreia infecciosa em crianças.


Os melhores probióticos para a diarreia


Há centenas de probióticos diferentes, porém algumas pesquisas indicam que a suplementação com alguns tipos é mais benéfica no combate à diarreia. Nesta perspectiva, descobertas científicas mostram que as cepas probióticas mais eficazes para o tratamento da diarreia são:

Lactobacillus rhamnosus GG (LGG): está entre as cepas que são mais suplementadas. A pesquisa mostra que o LGG é um dos probióticos mais eficazes no tratamento da diarreia em adultos e crianças.


Saccharomyces boulardii: S. boulardii é uma cepa benéfica de levedura que é comumente usada em suplementos probióticos. Esse tipo de cepa probiótica costuma tratar a diarreia infecciosa e as que são associadas a antibióticos.


Bifidobacterium lactis: este probiótico possui qualidades estimulantes do sistema imunológico e protetor do intestino e pode reduzir significativamente a gravidade e a frequência da diarreia em crianças.


Lactobacillus casei]: L. casei é outra cepa probiótica que foi estudada por seus benefícios antidiarreicos. Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos.

Apesar de outros tipos de probióticos ajudarem a tratar a diarreia, as cepas listadas acima possuem mais pesquisas que apoiam seu uso para essa condição específica.


Se você atua na área farmacêutica e deseja ampliar seu conhecimento na área da microbiologia e aprimorar seu currículo profissional, esse é o momento certo para começar sua pós-graduação. Conheça e se matricule na especialização em Microbiologia Aplicada ao Laboratório Clínico do Incursos. Seja um (a) especialista no assunto e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Guia da Farmácia e eCycle

Imagem: 123RF