O uso de medicamentos deve ser realizado de acordo com as indicações e receitas médicas ou conforme as orientações da bula, para os remédios que não precisam de receitas. No entanto, muitas pessoas acabam consumindo fármacos por conta própria e ainda aceitando informações equivocadas que podem prejudicar o tratamento ou tornar o efeito do medicamento ineficaz.

Para desmentir o que costuma ser contado por aí sobre medicamentos a farmacêutica da Extrafarma, Ana Emilia Batista, esclareceu algumas informações. Confira!

Todos os medicamentos tomados em jejum fazem mal ao estômago


Mentira. Ingerir medicamentos com o estômago vazio pode até facilitar sua absorção pelo organismo, e em alguns casos essa é a recomendação. Porém, é necessário tomar cuidado, até porque alguns tipos de medicamentos com alta acidez podem sim irritar o estômago se tomados em jejum.

"O ideal é sempre seguir a recomendação de um médico ou farmacêutico, que estão preparados para identificar o horário mais indicado para a ingestão", explica a farmacêutica da rede de farmácias Extrafarma, Thais Pereira.

É seguro tomar medicamentos vencidos se não estiverem com aparência alterada


Mentira. Mesmo que a cor e cheiro do medicamento não apresentem alterações, sua ingestão não é indicada se o prazo de validade estiver expirado. Ainda não há estudos confiáveis que indiquem que os medicamentos mantêm sua eficácia após o vencimento. Em certos casos, por exemplo, o consumo pode ser até prejudicial para a saúde, provocando reações adversas no organismo.

Não é preciso completar o tratamento se os sintomas desaparecerem


Mentira! O fato de os sintomas desaparecerem não significa que a doença está curada. Em muitos casos, como em tratamentos que exigem antibióticos, a interrupção do tratamento antes do tempo indicado pelo médico pode até tornar as bactérias mais resistentes.

O melhor local para guardar os medicamentos é o banheiro, para que estejam sempre à vista


Mentira! O banheiro é um local úmido e muitas vezes abafado, e por essa razão não é a opção ideal para manter os medicamentos. Para que os fármacos não tenham sua composição alterada, devem ser mantidos em local fresco e arejado, longe da luz e de fontes de calor.

Vitamina vencida não perde o efeito


Mentira! O princípio é o mesmo. Quando o laboratório vende um composto vitamínico, ele assegura, então, que as vitaminas funcionarão como esperado se for consumida conforme a orientação médica e dentro do prazo de validade. Portanto, após o vencimento, pode haver alterações na fórmula e perda de efeito.

Colírios podem ser usados até seu vencimento


Mentira! Muitos colírios não contêm conservantes para evitar problemas de irritação ocular. Desta forma, após aberto, o colírio deve ser utilizado conforme orientação do oftalmologista e descartado ao final do tratamento, ainda que esteja dentro do prazo de validade.

Medicamentos genéricos são menos eficientes


Mentira! Todos os medicamentos genéricos devem ter sua equivalência comprovada em laboratório, conforme determina a legislação. Sendo assim, os genéricos têm a mesma eficiência que os remédios de referência, que são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Injeções são mais eficientes que comprimidos


Mentira! Na verdade, trata-se de uma informação desatualizada. Algumas décadas atrás, os comprimidos tinham uma biodisponibilidade, ou seja, um porcentual de aproveitamento de uma substância pelo organismo que variava entre 40 e 60%, enquanto a das injeções era de aproximadamente 80%. No entanto, com os diversos avanços da indústria farmacêutica nos últimos anos, a biodisponibilidade dos comprimidos atuais varia entre 90% e 95%.

Se você atua na área farmacêutica e deseja aprimorar seu conhecimento acerca dos medicamentos ou da gestão em farmácias, saiba que o Instituto Monte Pascoal possui a pós-graduação certa para você. Matricule-se na especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação". Se torne um (a) especialista e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF