Cetoconazol é um medicamento indicado para o tratamento de algumas infecções graves causadas por fungos, nas quais, podem provocar dermatite, caspa ou candidíase oral ou vaginal, ou problemas pulmonares como blastomicose ou histoplasmose, por exemplo. Este fármaco é comercializado em três apresentações, sendo elas, comprimido, creme e xampu, e depende do médico a escolha da melhor opção de acordo com a patologia.


Geralmente, o cetoconazol está disponível em farmácias e drogarias com o nome comercial de nizoral, na forma de genérico como cetoconazol, ou com outros similares como candoral, comprimidos, candicort, pomada ou fungonazol, shampoo. Seu uso deve ser feito apenas com prescrição médica para que a dosagem e o tempo de tratamento estejam corretos, e também para evitar efeitos colaterais. O medicamento é contraindicado, por exemplo, para pacientes que tenham problemas no fígado.

Para que serve?


O cetoconazol é recomendado para o tratamento de candidíase oral ou vaginal, micose de pele como dermatite seborreica, caspa, candidíase cutânea, Tinea corporis, Tinea cruris, pé de atleta, ou infecções pulmonares como blastomicose, histoplasmose, paracoccidioidomicose ou coccidioidomicose.


Como usar?


A forma como o medicamento deve ser usado varia conforme a apresentação. No caso de comprimido deve ser tomado por via oral, a pomada deve ser aplicada diretamente na pele e o shampoo utilizado no couro cabeludo.

- Comprimido de 200 mg


O comprimido de cetoconazol precisa ser ingerido via oral com um copo de água, junto com uma refeição, sempre no mesmo horário, e de acordo com o tempo estabelecido pelo médico. Normalmente, a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 200 mg uma vez ao dia e em alguns casos, quando não ocorrer melhora dos sintomas, o médico pode aumentar a dose para 2 comprimidos de 200 mg por dia.

Crianças que possuem mais de 2 anos, o medicamento também deve ser tomado com a refeição, enquanto a dose irá variar conforme o peso, por exemplo:

Aquelas crianças que têm de 15 a 30 kg, a dose recomendada é de meio comprimido de 200 mg, ou seja, a dose é de 100 mg, uma vez ao dia;

Já as crianças com mais de 30 Kg, a dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg, uma vez ao dia. Em alguns casos, o médico pode recomendar o aumento desta dose para 2 comprimidos de 200 mg, tomados uma vez ao dia. A dose máxima não deve ultrapassar 400 mg por dia.

Em relação ao tempo de tratamento, pode variar de acordo com o tipo de micose, devendo-se sempre seguir as orientações médicas.


Pomada de 20 mg/g


O cetoconazol pomada deve ser aplicado 1 vez por dia na pele, sendo recomendado lavar e secar bem a pele antes de passar a pomada. Na maioria dos casos, o tratamento com esta pomada deve ser feito por pelo menos 4 semanas, mas pode variar de acordo com o tipo de micose.

Shampoo 20 mg/g


O cetoconazol shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo, deixando agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar. Para o tratamento da dermatite seborreica ou caspa, deve-se usar o cetoconazol shampoo 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas. Já para a pitiríase versicolor, o tratamento deve ser realizado utilizando o cetoconazol shampoo 1 vez por dia durante 5 dias seguidos.

Contraindicações


O fármaco, cetononazol, não deve ser usado por pacientes que tenham alergia ao medicamento ou aos excipientes da formulação. O uso também é contraindicado para crianças com peso inferior a 15 kg e para pacientes que tenham doença do fígado.

Além disso, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e a função do fígado avaliada quando sinais e sintomas indicativos de inflamação do fígado aparecerem, tais como: falta de vontade de comer, enjoo, vômito, cansaço anormal, pele amarela (icterícia), branco dos olhos amarelado, bem como dor na barriga ou urina escura ocorrerem.

Possíveis efeitos colaterais


Os efeitos colaterais mais recorrentes variam conforme a forma de uso. No caso dos comprimidos pode ocorrer vômito, náusea, dor de barriga, dor de cabeça ou diarreia. Na versão do cetoconazol em pomada, a pessoa pode apresentar coceira, pele seca, irritação local e sensação de picada na pele. Já o cetoconazol shampoo pode causar sensação de queimação no couro cabeludo, irritação ou vermelhidão da pele, queda de cabelo, mudança na textura do cabelo, coceira, pele seca ou feridas no couro cabeludo.

Precisa de receita médica?


Sim. O cetoconazol é um medicamento de tarja vermelha, ou seja, é vendido mediante a apresentação da receita. A classificação acontece pois o medicamento tem contraindicações e pode provocar efeitos colaterais graves.

Se você atua na área farmacêutica e quer se tornar um expert em gestão e prescrição de medicamentos, esse é momento certo para começar sua pós-graduação no Instituto Monte Pascoal. Conheça e faça já sua matrícula na especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação". Se torne um (a) especialista e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: Guia da Farmácia e Tua Saúde

Imagem: 123RF