O dispositivo intrauterino, conhecido popularmente como DIU, é um método contraceptivo elaborado para mulheres que não querem engravidar, para reduzir o sangramento menstrual excessivo e proteger o endométrio. Trata-se de um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para servir de bloqueio para o espermatozoide, o que impede a fecundação do óvulo. Se comparado com outros métodos anticoncepcionais, o DIU possui maior durabilidade podendo permanecer eficaz de 5 até 10 anos, dependendo do tipo escolhido.

O DIU possui dois tipos, um por bloqueio sendo o de cobre e de prata, e outro hormonal sendo o de Mirena.


DIU de Cobre – como o próprio nome diz, consiste em uma haste maleável revestida com o metal. Esse tipo não possui nenhum tipo de hormônio, sendo indicado para mulheres que tem o fluxo menstrual normal e não contém cólicas.

Este contraceptivo libera pequenas quantidades de cobre no útero, causando algumas alterações no endométrio, no muco e na motilidade das trompas. Desta maneira, ocorre uma reação inflamatória que não faz mal ao organismo, mas que torna a região hostil ao espermatozoide o que evita que uma gravidez aconteça.

DIU de Prata – embora seja menos conhecido é um tipo de DIU mais moderno além de ter o formato de Y e não de T. Elaborado com a junção de prata e cobre produzindo o mesmo efeito no útero, o de impossibilitar a fecundação do óvulo pelos espermatozoides.

A diferença deste tipo é que a prata faz com que a ocorrência de cólicas e o fluxo menstrual sejam menores em comparação com o DIU de cobre. Além disso, ela também diminui o risco de oxidação da estrutura de cobre dentro do organismo, aumentando a eficácia do método. Sua duração é de cinco anos.

DIU Mirena – contém o hormônio levonorgestrel, que impede a passagem dos espermatozoides e consequentemente a fecundação do óvulo, assim como a menstruação, pois causa a atrofia do endométrio, que resulta na ausência do sangramento, sendo indicado para portadoras de doenças como endometriose, mioma uterino e adenomiose. A substância deste DIU é liberada aos poucos durante seu uso e uma pequena quantidade pode ser absorvida pela corrente sanguínea.

Chances de engravidar com DIU


O dispositivo intrauterino possui 99% de eficácia. Sendo assim, é muito raro acontecer uma gestação durante o uso correto do DIU.
Em termos gerais, as chances de engravidar usando o DIU são de: 0,2% para o DIU Mirena; 0,6% para o DIU de prata; e 0,7% para o DIU de cobre.

Aplicação do DIU


Primeiramente é importante ressaltar que, o DIU é um contraceptivo que só pode ser colocado na mulher por um médico ginecologista. Apenas esse profissional é autorizado e habilitado para inserir o dispositivo no interior do útero de forma segura e efetiva.

Outro detalhe, é que antes da implantação do DIU, a mulher deve passar por alguns exames ginecológicos para descartar a presença de alterações anatômicas e de infecções ou problemas na região.

Geralmente, a colocação é feita no próprio consultório médico seguindo alguns procedimentos simples e indolores. Como resultado, a haste principal do DIU fica implantada dentro do útero, enquanto uma fina cordinha ligada à extremidade inferior do dispositivo é deixada dentro da vagina, para servir de suporte no momento da extração do dispositivo.

Esse fio é bem fininho e fica muito próximo à saída do colo do útero, de modo que não é sentido pela paciente. Normalmente, corta-se em dois centímetros para fora do orifício externo para ser visualizado e ser fácil de ser retirado.

Além disso, algumas mulheres podem apresentar desconforto e forte dor durante a inserção do DIU, necessitando de anestesia para evitar efeitos colaterais e garantir maior conforto à paciente. Após a colocação, pode haver desconforto seguido de cólicas e sangramentos, mas a dor é variável de paciente a paciente.

Possíveis efeitos colaterais


Os efeitos colaterais mais frequentes incluem sangramento fora do período menstrual, cólicas, aumento de peso, dor nas mamas, náuseas, espinhas no rosto e dor de cabeça. Caso a paciente apresente algum destes sintomas, é importante informar o ginecologista para avaliar a necessidade de remoção do dispositivo e início do tratamento com outras opções.

DIU engorda?


Como boa parte dos contraceptivos são à base de hormônios que influenciam no metabolismo, eles podem gerar ganho de peso, mas, depende muito da genética de cada mulher.

Contraindicações


O DIU é contraindicado para mulheres que possuem alergia ao cobre ou hormônios, anormalidades anatômicas do útero, DSTs, câncer de mama e trombose. Já os pacientes com contraindicação absoluta ao uso de progesterona devem optar pelo DIU de cobre.

O DIU pode ser usado por todas as mulheres?


Não. Antes de colocá-lo, a paciente deve consultar o ginecologista e fazer os exames necessários para saber se ela pode ou não usá-lo.

Se você atua na área da farmácia e deseja aprimorar seu conhecimento esse é o momento certo para começar sua pós-graduação. Conheça e se matricule na especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Aprenda muito com o módulo de Ginecologia. Cuidados e orientações durante o uso de contraceptivos orais e hormônios, e vários outros. Desperte o especialista que há em você.


Fonte: Minha Vida e Dra. Ana Cicília

Imagem: 123RF