O colágeno é uma proteína presente em nosso organismo responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade para a pele, representando cerca de 30% de todas as proteínas do corpo. Embora seja produzido pelo próprio corpo humano, pode ser encontrado em alimentos como carne e gelatina, suplementos alimentares em cápsulas, assim como em cremes hidratantes. Normalmente, o consumo desta proteína é bastante utilizado por pessoas que se veem com sinais de envelhecimento da pele, como flacidez e rugas.

Para além da pele, outras atribuições do colágeno são para manter as células firmes e unidas, sendo importante para os tecidos e integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações. Nesse sentido, o corpo possui pelo menos 16 tipos de colágeno, nos quais, proporcionam estrutura e suporte. Entre os quatro principais tipos estão: I, II, III e IV.

Tipo I – 90% do corpo é composto por esse colágeno, são feitos de fibras densas. É ele que providencia a estrutura da pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, tecido conjuntivo e dentes.

Tipo II – encontrado na cartilagem elástica, juntas.

Tipo III – dá suporte para a estrutura muscular, órgãos e artérias.

Tipo IV – é encontrado nas camadas da pele.


Benefícios


Como já foi dito acima, os benefícios do colágeno não são somente para a pele, mas também para manter o funcionamento adequado do organismo, a quantidade ideal de proteína no corpo, que pode diminuir com o passar dos anos, eliminar a flacidez da pele, fortalecer as unhas e combater a queda capilar.

Outros benefícios incluem:

Fortalecimento das articulações e dos ossos;

Auxílio no tratamento da osteoporose;

Ajuda no processo de emagrecimento;

Proporciona uma pele com aparência mais jovem.

Quando usar?


Geralmente, a partir dos 30 anos de idade começa a atividade natural de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e elastina, sendo um estímulo para o processo de envelhecimento da pele. Dessa forma, ao longo do tempo, com outros fatores internos e externos, começam a surgir as rugas, sulcos, flacidez e alteração da textura da pele, além de outros fatores como: aparecimento de estrias; pele fina e desidratada; diminuição da densidade dos ossos, como nos casos de osteopenia e osteoporose; enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.


Diante desses sinais, a pessoa que deseja aprimorar seu aspecto facial e corporal, e claro, sua saúde através do consumo ou estímulo de colágeno deve procurar um médico para que seja feita uma avaliação completa e possa ser indicado o uso de suplemento, caso haja necessidade. Ou então, buscar profissionais da saúde especializados em saúde estética para dar início a tratamentos que envolvem os bioestimuladores de colágeno.

Causa da perda de colágeno


A principal causa para a diminuição de colágeno no organismo é a idade, porém, outros agentes podem favorecer esta perda, como por exemplo:


Dietas restritivas;

A ação dos radicais livres na pele;

Radiação solar;

Poluição.

Reposição de colágeno


Como foi mencionado acima, a reposição de colágeno pode ser feita por meio de uma alimentação rica desta proteína, com o uso de suplementos nos casos em que somente o consumo de alimentos não é suficiente ou através de tratamentos estéticos que fazem uso de bioestimuladores de colágeno.


Alimentação rica em colágeno


Para uma alimentação rica em colágeno é recomendado aumentar o consumo de carnes vermelhas, carnes brancas e gelatina, por exemplo. Também é importante unir esses alimentos com outros que são ricos em vitamina C como laranja, kiwi, abacaxi ou mamão, pois esta vitamina ajuda a aumentar a absorção do colágeno pelo organismo.

Suplementos de colágeno


O suplemento pode ser adquirido na forma de cápsulas, comprimidos ou pó, que deve ser diluído em água e tomado juntamente com o suco de limão, por exemplo. No entanto, é necessário que esse consumo seja recomendado por um médico ou nutricionista.

Estes suplementos, podem ser comprados em farmácias, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou lojas on-line por exemplo. Além disso, pode ser facilmente incorporado à dieta, tomado a qualquer momento do dia junto a algum alimento. Assim, em geral, não existe um horário exato, basta escolher uma das refeições e adaptar o suplemento à rotina.


O ideal é que o tratamento com estes suplementos tenha duração mínima de 9 meses, sendo recomendada uma dose máxima diária de 9 g de colágeno ou de 10g no caso do colágeno em pó.


Tratamento estéticos


Certos tratamentos estéticos que envolvem o uso de bioestimuladores de colágeno servem para estimular a produção de colágeno, e promover o rejuvenescimento do tecido e da estrutura de forma mais saudável e natural. Segundo a Dra. Carolina Sattler, professora e especialista em harmonização facial, os mais conhecidos são: fios de PDO (polidioxanona), Sculptra (ácido polilático), Ellansé (carboximetilcelulose) e Radiesse (hidroxiapatita de cálcio). E, apesar de todos eles cumprirem o mesmo objetivo cada um possui suas especificidades.


Ainda para facilitar o entendimento, os bioestimuladores são substâncias injetáveis, que impulsionam a produção de um novo colágeno na face, com uma ação inflamatória, na qual, estimula a síntese dos fibroblastos que se ativam e realizam a neocolagênese, fortalecendo, sustentando e dando-lhe mais firmeza após ser distribuído em pontos estratégicos.

- Sculptra


Bastante utilizado para reduzir a celulite e flacidez do corpo, este tipo de tratamento também melhora o aspecto facial e corporal, acentuando o contorno do rosto e minimizando rugas, sulcos e marcas de expressão pelo estímulo de colágeno. O produto, diferentemente das outras opções, pode ser também aplicado nos braços, abdômen, glúteos e coxas por profissionais habilitados.

- Radiesse


Esse tipo de tratamento estético se encaixa na categoria de preenchedores, sendo responsável por estimular a produção natural de colágeno, rejuvenescer a pele, dar firmeza e elasticidade, além do efeito de preenchimento imediato. É recomendado principalmente para as áreas da face e do pescoço.

- Ellansé


Por ser um volumizador, é recomendado principalmente nas áreas da mandíbula, no queixo e maçãs do rosto. É um produto com maior durabilidade, podendo perdurar por dois anos.

- Fios de PDO


São fios absorvíveis em 6 meses, dessa forma, são feitos de materiais já reconhecidos pelo organismo, sem comprometer a saúde da pessoa que realiza o procedimento. Existem dois tipos principais de fios: fios espiculados, que são utilizados para o efeito de lifting e os lisos, que só estimulam o colágeno na derme.


Os efeitos rejuvenescedores desse procedimento são mais tardios do que comparados aos outros e são recomendados para toda face e pescoço. Dessa maneira, os fios agem aprimorando a sustentação dos tecidos, prevenindo o aparecimento de rugas, evitando pálpebras e sobrancelhas caídas e preservando/amenizando o surgimento do famoso 'bigode chinês'.

Se você atua como farmacêutico (a) e deseja ingressar na área da saúde estética como um (a) profissional habilitado (a) e capacitado (a) para realizar diversos procedimentos, como os que foram citados acima, saiba que o Instituto Monte Pascoal tem a pós-graduação certa para você. Conheça e faça a sua matrícula na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação". Se torne um (a) especialista no assunto e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Guia da Farmácia, Tua Saúde e Máxima

Imagem: 123RF