Você sabia que a sua respiração e o seu emocional estão altamente ligados? E que respirar corretamente traz diversos benefícios para o seu corpo? Ahhhh... Porque respirar da forma certa acalma.

NO DOMÍNIO. Ao controlar a respiração, mandamos uma mensagem para o corpo de que está tudo bem.

1. Em situações de estresse, prendemos o ar, aumentando o nível de gás carbônico no corpo.
2. O organismo entende que precisa de oxigênio e passamos a repirar mais rápido.
3. O desequilíbrio faz com que aumente o número de batimentos cardíacos, a pressão parterial e a liberação de hormônios como adrenalina e cortisol.

*** Como controlar a respiração.
1. Inspire pelo nariz contando até quatro, inflando a barriga.
2. Retenha o ar por dois tempos.
3. Expire contando de seis a oi5to; repita o exercício por mais ou menos cinco minutos.

*** Reconhecer o efeito das emoções no corpo ajuda a administrá-las.
- Tristeza: Aumentam os níveis de cortisol. A respiração e o intestino ficam mais lentos e há maior produção de lágrimas. A pessoa fica mais introspectiva.
- Raiva: A liberação dos hormônios noradrenalina e cortisol aumenta a frequência cardíaca e respiratória; a pupila dilata e o sangue vai para os membros superiores e inferiores, preparando o corpo para bater e correr.
- Medo: Taquicardia, vertigem e boca seca, causados pela liberação de adrenalina. O intestino e a bexiga ficam mais ativos e o sangue vai para as pernas, preparando o corpo para fugir.
- Alegria: Há liberação de serotonina e dopamina, relacionados ao bem-estar. Os músculos relaxam e amis sangue chega ao cérebro, para que o momento seja registrado.
- Nojo: A boca fica seca, dificultando a ingestão de algo desagradável ou perigoso. A expressão facial demonstra claramente repulsa.
- Surpresa: Há liberação de adrenalina, que contribui para aumentar o tônus muscular. Sobe o nível de estresse, a pupila se dilata e aumenta a transpiração.

Fontes: José Roberto Leite, psicólogo professor da Unifesp. / Ricardo Monezi, psicobiólogo, pesquisador do instituto de Medicina Comportamental da Unifesp.