Uma tendência crescente nas farmácias de manipulação do Brasil, a fabricação de fórmulas em formatos diferenciados e com sabores agradáveis tem por objetivo facilitar a administração da droga e tornar mais prático o tratamento. No entanto, a produção com tais características só é possível quando o médico ou o nutricionista especifica isso na receita.

Em geral, os medicamentos elaborados em forma de guloseimas são vitaminas, emagrecedores e suplementos alimentares, raramente drogas controladas. O público-alvo é formado por crianças e idosos, que costumam ter mais dificuldade para engolir cápsulas e lidar com o gosto amargo.

"A adesão ao tratamento aumenta muito" diz o farmacêutico Rodrigo Abdala, da Analítica Farmácia de Manipulação. Segundo ele, a fabricação de medicamentos usados no combate a doenças em forma de doces não é usual por medida de segurança.

"Uma fórmula dessas para criança, por exemplo, não pode ser uma bala gostosa, senão pode induzi-la a querer mais ou a comer escondido".

Medicamentos com função de cosmético - como balas de colágeno para firmar a pele; e sachês à base de glucosamina, que, misturados à água, viram sucos usados na prevenção à osteoporose - também têm espaço entre os novos formatos.

Fonte: Extra Online