O desenvolvimento da biotecnologia trouxe consigo inúmeras contribuições para as mais diversas áreas, dentre essas áreas a farmacêutica foi provavelmente uma das mais afetadas positivamente por esse desenvolvimento. A possibilidade de desenvolver medicamentos mais eficientes e adequados a cada paciente abriu um leque de possibilidades que irá beneficiar os pacientes e a indústria farmacêutica.

O potencial da biotecnologia na área farmacêutica atrai os olhares não só da comunidade científica como também de investidores que desejam aplicar seus capitais em mercados promissores. A corrida por patentes e novas modalidades de tratamento é uma garantia de retorno financeiro que os investidores mais visionários não hesitam em investir.

A utilização da biotecnologia na área farmacêutica oferecerá novas abordagens no tratamento como no diagnóstico e prevenção de doenças. Em um futuro próximo, casais que pretendem ter filhos poderão efetuar o mapeamento genético de ambos para verificar genes que possam desenvolver doenças hereditárias, a fabricação de medicamentos personalizados com base na carga genética será uma revolução na produção farmacêutica, essa nova forma de produção medicamentosa inclusive já possui um termo para designá-la: farmacogênese 2.0.

Fonte: Portal Educação