O medicamento Aciclovir é usado no tratamento contra o vírus herpes. O herpes é uma doença de pele e é causado pelo Herpes simplex vírus (HSV). Esse vírus quando contraído permanece para sempre no organismo, mas ele permanece em estado latente, ou seja, ele não se manifesta. O vírus depois de contraído ataca o organismo de um indivíduo de tempos em tempos.

O vírus não saí do organismo, ele apenas se esconde entre as células de nervos sensitivos, ele percorre esses nervos sensitivos onde se esconde em uma massa de células. O HSV fica escondido nessa massa de células até o momento em que o organismo da pessoa apresentar baixa imunidade, assim fazendo com que o vírus reapareça visivelmente.

O Aciclovir é fabricado por uma empresa chinesa. Ele impede a reprodução do vírus e age no combate ao aparecimento de lesões causadas pelo herpes. É importante ressaltar que o medicamento só impede a reprodução do vírus e não o elimina do organismo. O medicamento teve sua importação e comercialização proibida no Brasil.

A responsável por essa proibição foi a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), segundo ela o medicamento não atende as exigências necessárias para o uso, além de terem sido encontradas irregularidades em alguns lotes do produto.

Fonte: Portal Educação