Sandra conta que foi até a farmácia com a receita do médico e entregou para a balconista. "Ela me deu os remédios, eu coloquei na sacolinha e fui para casa". Apesar da letra do médico ser bem legível, em vez do gel Vidisic ela recebeu um ácido, o Vitacid.

"Coloquei na mão e passei nos olhos. Ardeu demais, queimou demais, eu estava sozinha em casa. Senti o olho cozinhar! Tive muito medo de abrir o olho e não enxergar mais. Foi um desespero. Lavei bastante, joguei bastante água, mesmo assim tinha medo de abrir o olho e não enxergar", conta Sandra.

Por sorte, ela passou o remédio da forma errada e não teve problemas maiores. O médico Sebastião Leonardo da Silveira, membro da Sociedade Capixaba de Oftalmologia do Espírito Santo, alerta para o perigo de usar um medicamento errado nos olhos. "Aplicar um colírio ou um medicamento que não for apropriado para o olho, que não tenha o ph adequado, pode causar inflamação nessa superfície, uma lesão da córnea, da conjuntiva, lesão grave dependendo da intensidade do medicamento", diz. Em casos como esse, a orientação do oftalmologista é lavar bastante o olho com soro fisiológico ou água filtrada.

O médico destaca também alguns cuidados que podem minimizar os erros nas farmácias e trazer mais segurança para os pacientes, como pedir a receita impressa, feita no computador. "Também é fundamental entender o que está sendo receitado pelo médico, tem que sair do consultório sabendo qual é a medicação e como utilizá-la. Na farmácia, quando receber o medicamento, tem que conferir", orienta.

Fonte: G1.globo