O Ministério da Saúde está coletando dados para a Pesquisa Nacional sobre Acesso,Utilização e Promoção do Uso Racional de Me dicamentos.O objetivo é mostrar como esses produtos são utilizados pelos brasileiros e levantar dados para políticas de combate à automedicação.

A pesquisa vai revelar também como se dá o acesso a esses medicamentos pelo SUS e pelas drogarias privadas, se as pessoas seguem as prescrições médicas e se há variação no acesso a esses produtos de acordo com condições sociais,econômicas e demográficas.O levantamento inclui medicamentos para as doenças mais comuns e para doenças crônicas.

Na primeira etapa do levantamento,mais de 38 mil pessoas de todas as idades serão entrevistados em suas residências.As perguntas são sobre os hábitos delas,medicamentos que usam,doenças mais frequentes na família,onde conseguem medicamentos e se os usam sob prescrição médica.

Na segunda fase,serão aplicados questionários nas unidades básicas de saúde e nos locais de entrega dos medicamentos.Os resultados serão divulgados em 2014.

Fonte:Ministério da Saúde