Embora tenham alcançado 27,5% de participação de mercado e já representarem 85% dos produtos dispensados pelo Programa Farmácia Popular, os medicamentos genéricos ainda registram baixa penetração nas Regiões Norte e Centro-Oeste. Nestes mercados, a presença dos produtos é de 18,48% e 23,31%, respectivamente, aponta estudo da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), com base em levantamento do IMS Health.

Na Região Nordeste a presença do genérico é de 24,08%. No Sul, atinge 28,09% e no Sudeste, 29,72%, informou nesta segunda-feira (19) a entidade setorial. Com crescimento de 15,2% nas vendas acumuladas entre março de 2013 e março de 2014 em unidades, a partir da comercialização de 806,5 milhões de unidades no período, os genéricos movimentaram US$ 6,3 bilhões.

"Esses números mostram que precisamos continuar lutando para aumentar o acesso dos genéricos às populações menos assistidas. Os genéricos hoje já cumprem um papel fundamental para o País, mas precisamos avançar ainda mais", afirmou em nota a presidente da PróGenéricos, Telma Salles. Segundo a executiva, a baixa participação dos genéricos em algumas regiões representa um cenário adverso do ponto de vista da saúde pública.

No Norte, o Estado de Roraima apresenta a menor participação de mercado de genéricos.Trata-se, ainda, da menor participação desta categoria de medicamentos em todo País, 10,46%. O Distrito Federal detém a menor participação de mercado na região Centro Oeste, de 19,32%. Já Minas Gerais é, entre todos os estados brasileiros, o que os genéricos apresentam maior participação de mercado, de 34,76%.

Fonte: Medley Indústria Farmacêutica LTDA