Apesar da mesma qualidade, remédio de marca custa até 4 vezes mais que genérico. Diferença de valores se explica por pesquisas e marketing, explicam especialistas.

Remédio de marca, genérico ou similar? No balcão da farmácia, muitas vezes, surge a dúvida de qual deles escolher. Os genéricos e os similares têm preços mais atrativos para o bolso dos pacientes, se comparados aos de marca. Entre os remédios mais prescritos por médicos, entre fevereiro de 2013 e o mesmo mês deste ano, de acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a losartana potássica (usada para hipertensão arterial) custa em média R$ 8, o similar, R$ 9, já o de marca com o mesmo princípio ativo é vendido por R$ 32. Ou seja, quatro vezes mais que os outros dois. Mas será que há diferença de qualidade entre eles?

De acordo com a professora de farmácia da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) Elza Oliveira Sebastião, o remédio de referência (de marca) é aquele que "primeiro foi produzido no mundo com aquela formulação e para um efeito terapêutico específico". — A indústria o "batiza" com um determinado nome comercial, registra e o patenteia. Quando termina a validade desta patente [que pode demorar dez e até 20 anos], o princípio ativo então pode ser "copiado" por outras indústrias. Então surgem os similares e genéricos.

Fonte: Noticias - R7