No dia 1º de julho comemora-se o Dia da Vacina BCG. A vacina é uma substância usada para criar imunidade contra infecções em uma pessoa ou um animal. A BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é a única vacina contra a tuberculose.

Criada em 1921 pelos cientistas franceses Camille Guérin e Albert Léon Chaves, a vacina é utilizada para imunizar crianças e adultos, sendo aplicada sob a forma de injeção intradérmica. A vacina BCG é produzida a partir de uma espécie de micro-organismos, conhecidos como cepas, do Mycobacterium bovis, e é indicada, principalmente, para crianças de 0 a 4 anos de idade e adultos que não foram imunizados.

No Brasil, a vacina é obrigatória para crianças menores de um ano de idade desde 1976. Deve ser aplicada em recém-nascidos com peso igual ou superior a 2 kg, ainda na maternidade.

Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda revacinar todas as crianças em idade escolar, que estejam com seis anos de idade, independentemente de terem ou não cicatriz vacinal, em razão de dados estatísticos que denunciavam o retorno da tuberculose, que já era considerada erradicada do Brasil.

A doença causada pelo bacilo de Koch é contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio da saliva, sobretudo através de tosse, espirro ou fala, ou por objetos contaminados usados pelo doente. Ao ser expelido no ambiente, o bacilo pode permanecer no ar por várias horas, facilitando a contaminação. Aqueles que ficarem próximos de uma pessoa contaminada devem se proteger com máscaras para evitar o contágio.

Casos mais graves podem provocar o expelir de sangue através da tosse. A doença pode ser diagnosticada através da baciloscopia, do teste de mantoux e de uma radiografia pulmonar. Os sintomas mais comuns da tuberculose são: febre alta, perda de apetite, emagrecimento, tosse por mais de quinze dias seguidos, dificuldade de respirar e cansaço.

A vacina BCG pode ser simultaneamente aplicada com outras vacinas, mesmo com as de vírus vivos. É apenas contra-indicada em casos de imunodeficiência congênita ou adquirida, como é o caso, por exemplo, de indivíduos HIV-positivos, que apresentem sintomas da doença, e durante a gravidez.

Fonte: Porto Web