Mulheres que tomam antidepressivos durante a gravidez podem estar, inconscientemente, predispondo seus bebês ao diabetes tipo 2 e à obesidade, de acordo com nova pesquisa da Universidade McMaster.

Atualmente, até 20% das mulheres nos Estados Unidos e cerca de 7% das canadenses recebem preescrição de antidepressivos durante a gravidez.

— A obesidade e o diabetes do tipo 2 em crianças estão aumentando e há o argumento de que estão relacionadas ao estilo de vida, à disponibilidade de alimentos de alto teor calórico e à redução da atividade física, mas nosso estudo revelou que o uso de antidepressivos materno também pode ser um fator que contribui para a epidemia de obesidade e diabetes — disse a pesquisadora Alison Holloway, da Universidade de McMaster.

Estudos anteriores descobriram que as mulheres grávidas são especialmente vulneráveis à depressão e estima-se que até uma em cada cinco grávidas tem sintomas de depressão durante a gravidez.

— Embora se saiba que essas drogas podem aumentar o risco de obesidade em adultos, não se sabe se o uso de antidepressivos de uma mulher durante a gravidez aumenta o risco de distúrbios metabólicos em seus filhos — diz Holloway, acrescentando que o objetivo de seu projeto foi determinar se a exposição materna para um antidepressivo utilizado está relacionado com o desenvolvimento de fígado gordo, um resultado frequentemente observado com a obesidade, em seus filhos.

— Nós demonstramos pela primeira vez em um modelo animal que o uso materno de uma classe de antidepressivos chamados inibidores da recaptação da serotonina resultou no aumento da acumulação de gordura e inflamação no fígado da prole adulta, levantando novas preocupações a longo prazo sobre complicações metabólicas em crianças nascidas de mulheres que tomam antidepressivos — diz o estudante de doutoramento Nicole De Long, que apresentou esta pesquisa na reunião conjunta da Sociedade Internacional de Endocrinologia e The Endocrine Society.

O estudo não sugere que as mulheres devem evitar tomar antidepressivos durante a gravidez, mas alerta que podem haver riscos associados aos antidepressivos que não tenham sido previamente identificados, afirma Holloway.

Fonte: O Globo