Artérias entupidas podem resultar, por exemplo, em um ataque cardíaco. Por isso é tão importante mantê-las "limpas" e "desentupidas" para melhor qualidade de vida. Aquilo que comemos diariamente pode ser prejudicial para nossa saúde, e é justamente isso que entope lentamente as paredes das artérias, até obstruí-las completamente fazendo com que o sangue não consiga fluir adequadamente até o coração e aos demais órgãos.

Os melhores alimentos para limpar as artérias.

-Alho: já reparou na quantidade de propriedades que o alho possui? Ele está presente na grande maioria das listas de remédios caseiros devido aos seus excelentes componentes, capazes de atuar melhorando nossa saúde. Isso acontece devido à presença de antioxidantes que combatem os danos gerados no organismo, ajudando a diminuir os níveis de gordura nas artérias (lipoproteínas de baixa densidade, LDL – ou colesterol ruim). Por sua vez, aumenta os níveis de colesterol bom (HDL – lipoproteínas de alta densidade), reduz a pressão sanguínea e o fluxo de sangue. É possível consumi-lo cru ou cozido, em uma infinidade de pratos.

-Aveia: possui pouco carboidrato e absorve até sete vezes mais água do que seu tamanho. É muito usada na indústria de aperitivos, em padarias, sobremesas e em carnes. Esse alimento simples nos permite reduzir a capacidade do colesterol de aderir-se nas paredes das artérias, prevenindo o desenvolvimento de aterosclerose e reduzindo o risco de sofrermos de doenças cardíacas.

-Suco de romã: pesquisadores de Nápoles (Itália) e de Los Angeles (Califórnia) demonstraram que as grandes quantidades de antioxidantes presentes no suco de romã superam a qualquer outra fruta ou ingrediente, como, por exemplo, o mirtilo, as laranjas e as amoras (os melhores que se conhece). Além disso, é ótimo para combater os danos nas artérias, causados geralmente por aterosclerose.

-Maçã: essa deliciosa fruta é rica em pectina, uma fibra que quando se une ao colesterol consegue reduzi-lo. Por sua vez, contém flavonoides, que diminuem o risco de sofrermos um ataque cardíaco em 50% quando consumido regularmente.

-Peixe gorduroso:esse tipo de peixe contém ácidos graxos ômega 3 (tão populares atualmente), que nosso corpo precisa para funcionar regularmente e que, por sua vez, serve para desentupir as artérias. Dentre as opções de peixes gordurosos que desempenham essa função encontramos as sardinhas, arenques, trutas, atum, cavalinhas e salmão.

-Nozes:são ricas em gorduras monossaturadas e em ácidos graxos ômega 3. Outros frutos secos também são aconselháveis, tais como as amêndoas, o avelã, o amendoim e a noz-pecã. Esses frutos podem ser consumidos de entrada, como aperitivo ou tira gosto, entre as refeições (pois ajudam a saciar a fome), em saladas agridoces, sobremesas e em vários outros pratos.

-Azeite de oliva: outro dos alimentos mais poderosos que existe. Deve ser consumido, para este fim, em sua versão extra virgem e prensado a frio para que não perca suas propriedades. Ele confere sabor às refeições e pratos e ao mesmo tempo diminui o risco de desenvolvermos problemas cardíacos. Isso é possível porque o azeite de oliva é uma gordura monossaturada, portanto tem menos probabilidade de saturar-se no organismo. O colesterol oxidado é o que pode formar a placa que se adere às paredes das artérias.

-Abacate: essa fruta possui uma grande quantidade de gorduras monossaturadas, que não são oxidadas no corpo, e, assim, não aumentam o risco de desenvolvermos aterosclerose ou placas nas artérias.

-Tomate: é rico em licopeno. Esse antioxidante reduz as possibilidades de que o colesterol ruim, ou LDL, se oxide e fixe nas paredes das artérias. Assim, é recomendável que incluamos tomates, preferencialmente crus, em nossas refeições diárias.

-Espinafre: não é à toa que o tão famoso personagem de quadrinhos Popeye o consumia sempre que precisava de força. Foi comprovado que o espinafre contém uma grande quantidade de vitaminas A e C, que previnem a oxidação do colesterol, reduzindo o risco de desenvolvermos aterosclerose. Ele está dentro do grupo dos vegetais de folhas verdes (como a acelga ou a alface) que oferecem muitos benefícios ao nosso organismo.

-Grãos integrais:por exemplo, o arroz integral, o pão escuro ou de centeio e a farinha de aveia. São excelentes para o cuidado cardiovascular. Isso ocorre porque a quantidade de fibras solúveis desses grãos ajuda a reduzir o colesterol ruim e evita a formação de placas nas artérias.

-Aspargo: é um dos melhores limpadores do sangue e das artérias. Libera a pressão sanguínea nas veias e previne a formação de coágulos que podem ser mortais.

Fonte: Melhor com Saúde