A Anvisa determinou a suspensão de lotes de seis medicamentos e de uma compressa de gaze. As resoluções constam na edição nº 159/2014 do Diário Oficial da União. Todos os lotes dos produtos suspensos serão recolhidos pelos laboratórios fabricantes.

Após essas suspensões, a Agência irá investigar as queixas técnicas e avaliar eventuais penalidades a serem aplicadas. Tais punições variam desde a advertência até o cancelamento da autorização de funcionamento da empresa ou do registro do produto. Estão previstas ainda a aplicação de multas que podem oscilar entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão.

Paracetamol

O lote 1998101, validade 11/2015, do medicamento Paracetamol 500 mg, comprimido, produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. foi suspenso após denúncia feita ao Procon. De acordo com o órgão, um consumidor identificou que, em um dos blisters do medicamento, havia um parafuso no lugar do comprimido.

Após a denúncia, o Procon oficiou o laboratório, que iniciou o recolhimento voluntário do lote. Segundo a empresa, o produto foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.

De acordo com a bula, o paracetamol é indicado para redução de febre e alívio temporário de dores leves a moderadas.

Cetoconazol

O lote 1048105, validade 06/2015, do medicamento Cetoconazol 200 mg, comprimido, produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A, também foi suspenso. Conforme a bula, o medicamento é indicado tratamento de infecções causadas por fungos ou leveduras.

A suspensão do lote ocorreu após queixa de um consumidor ao SAC do laboratório. Na denúncia, o usuário informou que, ao abrir a embalagem, constatou a presença de blister de outro produto, do medicamento Atenolol 100 mg.

Com a denúncia, o laboratório iniciou o recolhimento voluntário do lote, que, segundo o fabricante, foi distribuído em Goiás, Amazonas, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nistatina

O lote 8910019, validade 02/2016, do medicamento Nistatina 25.000 UI/g, 60 g, foi suspenso após reclamação de um consumidor junto ao SAC do Laboratório Teuto Brasileiro S.A. O usuário relatou que, na cartonagem do medicamento havia outro produto, o neomicina+bacitracina.

Os lotes da nistatina, que é indicada para tratamento de candidíase vaginal, foram distribuídos no Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Os produtos serão recolhidos voluntariamente pelo fabricante.

Atorvastatina Cálcica

Também consta no Diário Oficial da União a suspensão do lote 6909006, validade 10/2015, do medicamento Atorvastatina Cálcica, comprimido, produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A e com embalagens indicando concentrações de 10 e 20 mg. O medicamento é indicado para tratamento da hipercolesterolemia (ou aumento da quantidade de colesterol no sangue).

A denúncia feita ao SAC do fabricante revelou que, dentro da embalagem do produto de concentração 20 mg, havia o produto de concentração 10 mg.

Tamsulom

O lote 86119 do medicamento Tamsulom (Cloridrato de tansulosina), da empresa Zodiac Produtos Farmacêuticos S.A, foi suspenso após comunicado de recolhimento voluntário do laboratório.

A empresa identificou que embalagem secundária – ou interna – desse lote consta data de validade 06/2015, quando, na realidade, o lote é válido somente até 06/2014.

De acordo com a bula, o Tamsulom é indicado para o tratamento dos sintomas da hiperplasia prostática benigna.

Tabine (Citarabina)

A Anvisa também divulgou a suspensão de 13 lotes do medicamento Tabine (Citarabina), da empresa Meizler UCB Biopharma S.A. O medicamento é indicado para tratamento de leucemias agudas não linfocíticas.

A suspensão ocorreu porque análises laboratoriais encontraram resultados fora da especificação quanto ao teor do princípio ativo do medicamento. De acordo com o laboratório, foi a própria empresa que entrou em contato com a Anvisa para informar sobre o recolhimento dos lotes. Os números dos lotes suspensos podem ser verificados no site da Anvisa.

Compressa de Gaze Cirúrgica Neve Estéril

O lote 5954, validade 09/2018, da Compressa de Gaze Cirúrgica Neve Estéril, fabricado pela empresa Neve Indústria e Comércio de Produtos Cirúrgicos Ltda, foi suspenso após laudo de análise emitido pelo Instituto Adolfo Lutz constatar a presença de corpo estranho de coloração escura no interior da embalagem intacta.

A empresa procederá ao recolhimento do produto.

Fonte: Anvisa