Pesquisadores americanos podem ter ajudado a encontrar a solução para uma situação que incomoda muitos homens: a queda de cabelo. Em novo estudo, eles mostraram que o uso de um medicamento que trata um tipo raro de câncer no sangue fez com que os fios de três pacientes calvos voltassem a crescer em todo o couro cabeludo.

De acordo com a pesquisa na revista Nature Medicine, esses homens têm alopecia areata, doença autoimune comum que promove queda de cabelo. No início dos testes, eles já haviam perdido pelo menos um terço de seus fios. No entanto, após tomarem dois comprimidos de ruxolitinib ao dia e durante cinco meses, o cabelo voltou a crescer completamente.

O ruxolitinib é indicado para tratar a mielofibrose, que ocorre quando células da medula óssea passam a se desenvolver de forma anormal. O medicamento já é aprovado por órgãos de saúde dos Estados Unidos e da Europa, mas não possui registro no Brasil.

Segundo os autores do estudo, porém, a droga não parece ser eficaz para combater o tipo mais comum de calvície entre homens, que é a causada por fatores hormonais.

Doença

Na alopecia areata, células do sistema imunológico do paciente passam a destruir a raiz capilar, provocando a queda de cabelo. Os autores do novo estudo já haviam identificado, em outra pesquisa, as células responsáveis por provocar esse dano. Depois, em testes com camundongos, descobriram que o ruxolitinib ataca tais células e reverte a perda de cabelo. A partir desses resultados, eles passaram a estudar os efeitos do medicamento em homens com a condição.

"Pacientes com alopecia areata sofrem profundamente, e esses achados marcam um passo significativo para eles. A nossa equipe está comprometida em avançar com os estudos para atender a necessidade dessas pessoas", diz Angela Christiano, professora de dermatologia e de genética da Universidade Columbia e uma das coordenadoras da pesquisa.

A equipe informou que está realizando testes com um grupo maior de homens. "Os testes estão apenas começando, mas se a droga continuar se mostrando eficaz e segura, haverá um grande e positivo impacto na vida das pessoas com a doença", afirma o coordenador do estudo, Raphael Clynes.

Segunda opção

Essa não é a primeira vez em que pesquisadores identificam um remédio usado para outra finalidade, mas que pode ajudar a reverter a queda de cabelo. Há dois meses um estudo da Universidade Yale mostrou que uma droga que trata a artrite reumatoide fez crescer cabelo em um homem de 25 anos que também tinha alopecia areata.

Fonte: Veja