Você sabia que existem chás para tratar pneumonia? A doença é uma infecção nos pulmões que causam a inflamação interna deles. Essa parte do corpo humano tem a função de renovar o oxigênio que está no sangue. O local que a doença age tem que estar sempre limpo, pois ali é que é feita a troca gasosa. A causa pode ser por vírus, fungos ou bactérias. No tratamento, os chás podem ajudar.

Sintomas da doença

O mais comum da pneumonia é o aparecimento da febre alta e logo após os outros vão surgindo, como, por exemplo, a fraqueza e mal-estar. Geralmente ela é descoberta por causa da febre. Quando uma pessoa está com pneumonia os pulmões ficam cheios pus, muco e assim aparece a dificuldade para respirar, causando o cansaço. Se a doença não for tratada ela pode se espalhar por todo o corpo e levar até a morte.

Até o momento foram descobertos três tipos da doença: a lobar, é no caso em que uma parte do pulmão é afetada, já a broncopneumonia é quando os dois pulmões são atacados pela doença e a pneumonia que é pega em hospitais pela contaminação com germes, sendo a que mais causa morte.

Como tratar?

Para tratar a pneumonia, a sociedade médica indica que as pessoas devem sempre fazer exercícios com a respiração profunda. Além de dois chás que podem ser inseridos no dia-a-dia, o chá de sabugueiro e folhas de limoeiro. Ambos possuem nutrientes que combatem a infecção e agem como expectorante.

O chá de sabugueiro é ótimo para o tratamento da pneumonia, pois tem ação anti-inflamatória, reduz a tosse, o catarro e é normalmente usado para tratar a pneumonia viral. Pode-se também adicionar a cebola nessa receita, pois ela possui propriedades antibacterianas que ajudam a diminuir os sintomas. Para fazer esse chá basta ferver os ingredientes com água, em média, cinco minutos. Depois de ter feito isso, deixe tampado por dez minutos, coe e beba até quatro xícaras por dia.

Já as folhas de limoeiro e mel é um remédio natural para tratar pneumonia que age na desinflamação dos pulmões. Entretanto, o mel acaba com o catarro e logo dando a sensação de bem–estar. Essa receita é preparada do mesmo modo da citada acima e se for tomado logo após de estar pronto, o indivíduo estará consumindo vitamina C.

Contraindicações

Estes chás para tratamento da pneumonia não são indicados para crianças menores de um ano e mulheres que estejam esperando bebês.

Fonte: Remédio Caseiro